Congresso reúne juventude católica em Teresópolis

Neste Ano da Misericórdia e também de Jornada Mundial da Juventude, a Diocese de Petrópolis realizou no dia 1º de maio, em Teresópolis, o 26ª Congresso da Juventude Católica, com o mesmo tema da JMJ de Cracóvia, “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia”. Milhares de jovens de todas as paróquias participaram do evento.

Ponto central do dia foi a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, que recordou aos presentes qual é a marca do cristão. “Nós gostamos das marcas e elas marcam as nossas vidas. Nós cristãos também temos uma marca. Jesus Cristo, há 2 mil anos, nos marcou com esse símbolo, essa marca, esse emblema. E qual é a marca do cristão? A marca do cristão é o amor”, afirmou o Bispo.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

“Nós só conseguimos dizer às pessoas o que é Jesus Cristo por meio do amor. Nós só conseguimos dizer a beleza, a verdade de Deus por meio do amor. Só conseguimos entrar na beleza do Evangelho se formos capazes de amar”, acrescentou.

Dom Gregório sublinhou ainda que “o amor cristão é compromissado, se faz presente, deixa se transformar e transforma a vida das pessoas, ouve a Palavra de Vida”. Nesse sentido, exortou todos os fiéis a “manifestar em todos os lugares aquilo que sempre foi a marca do nosso amor”.

“O que posso pedir aos jovens de nossa Diocese? Invadam cada canto de nossa Diocese, do mundo, para falar sobre a força do amor, invadam todos os ambientes, suas casas, as escolas, invadam também os ambientes que não conhecem Jesus Cristo, vão a todos os cantos”, incentivou o Bispo, ao convidar os jovens a realizar essa missão “pela força do amor, pela coerência de vida”.

Dom Gregório também conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento no final da manhã, quando a juventude presente no evento se colocou diante de Jesus para rezar por tantos jovens que se encontram afastados de Deus, por suas famílias, pelos que sofrem, pela sua cidade e pelo país.

O Congresso da Juventude Católica contou ainda com a apresentação de cada decanato, o momento mariano, pregação de Pe. Eder, da Comunidade Canção Nova.

Ao final do evento, todos participaram do show com o cantor católico Tony Allysson, que contou aos jovens seu testemunho de vida e rezou por eles, incentivando a juventude diocesana a se comprometer com aqueles que, por algum motivo, estão afastados do Senhor. “Como disse o Bispo na homilia, nossa marca é o amor e devemos levar esse amor a todos os lugares”, declarou.