Bispo pede que os padres não tenham medo de falar do amor que transforma

Na quinta-feira santa, dia 24 de março, o Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a missa dos Santos Óleos ou do Crisma, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença de todos os padres diocesanos e religiosos. Durante a celebração o bispo benzeu os óleos usados na administração dos sacramentos da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos.

Um dos momentos lindos da celebração, foi quando o bispo diocesano, de costas para o povo, mas ficando de frente para os sacerdotes dirigiu a eles palavras de incentivo e agradecimento, lembrando que “por meio das suas mãos consagradas chega ao povo de Deus a hóstia consagrada, o perdão e os sacramentos”.

Ouça a homilia do bispo:

crisma2
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A missa foi celebrada às 9h da manhã e contou com a presença de um grande número de fiéis, representando as 45 paróquias da Diocese, além de religiosos e religiosas e membros das diversas comunidades de Vida Consagrada. Ao povo, o bispo pediu que rezem pelos sacerdotes, para que estes continuem fiéis ao chamado de Deus.

Durante sua homilia, Dom Gregório Paixão levou a todos a refletir sobre o simbolismo das mãos e para isto citou diversos momentos das Sagradas Escrituras, como o momento em que Jesus levanta as mãos, abençoa o pão e o partir, entregando-o aos Apóstolos. “Jesus parte o pão e com ação de graças transforma-o na eucarística que hoje para nós é sua presença definitiva entre nós”.

O bispo lembra o gesto de lavar os pés, as mãos pregadas na cruz, Verônica que usa as mãos carregando um pano para enxugar o rosto de Cristo, as mãos de Tomé que toca as feridas de Jesus, Pôncio Pilatos que lava as mãos e tantos outros. Ao concluir, Dom Gregório Paixão falando aos padres, lembra que suas mãos foram ungidas. “Com suas mãos ungidas lançam água sobre a cabeça dos novos filhos de Deus, abençoa casais com os laços do matrimônio. Somos homens ungidos, consagrados para Deus”.

Dom Gregório Paixão lembrou que ao renovaram as promessas sacerdotais, cada padre diz novamente um sim a Deus, manifestando o desejo de continuar a obra divina. “Agradeço pelo bem que fazem a Diocese, pois trazem da marginalidade para vida milhares de irmãos e irmãs, por isso não tenham medo de falar do amor que transforma, pois só em Jesus encontramos a salvação”.