Assembleia Diocesana aprova diretrizes para 2017/2019

12 11 2016 Assembleia Diocesana
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Com a presença de mais de 1.200 pessoas, representando as 46 paróquias, assim como representantes das comunidades de vida, religiosos e religiosas e todos os padres diocesanos, no dia 12 de novembro, no Decanato São Pio X, em Teresópolis, aconteceu a XI Assembleia da Diocese de Petrópolis. Ao final do encontro, aconteceu a votação das diretrizes diocesanas para o período de 2017/2019, além de propostas a serem desenvolvidas nas paróquias e por movimentos e pastorais.

A Assembleia Diocesana teve como tema Central Cristãos Leigos na Igreja e na Sociedade, com o lema “Permanece firme naquilo que aprendeste e creste como verdade (2Tm 3,14). O Documento da CNBB número 105, que fala sobre a missão dos leigos e leigas foi o subsídio para a discussão em grupo, sendo que cada grupo podia apresentar duas novas diretrizes.  Depois da discussão em grupo, os participantes votaram as diretrizes para o período 2017/2019, que foi apresentada pelo bispo e pelos padres, com intervenção dos leigos e de alguns sacerdotes.

O encontro foi coordenado por Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo da Diocese de Petrópolis, com auxílio dos padres diocesanos e leigos. Durante os trabalhos da Assembleia, o Bispo Diocesano destacou a necessidade de não ser uma Igreja que prega apenas para dentro, mas que vai em busca de quem está fora e apontou a importância da acolhida.

A Pastoral de Conjunto, segundo o Bispo Diocesano, é fundamental e deve ser vivida por todos os fiéis e por todas as pastorais, movimentos, grupos e paróquias. Dom Gregório Paixão ressaltou ainda a importância de se buscar novas possibilidades para promover a evangelização, para realizar os trabalhos dando testemunho do amor de Deus. Ele frisou ainda que “não vamos inventar a roda, mas temos que buscar novas possibilidade e formas de promover a evangelização e leva-la a todas as pessoas”.

Padre Luis Mello, Pároco de Nossa Senhora do Rosário em Petrópolis, apresentou um histórico da Assembleia Diocesana, que teve início em 2006, quando o tema central foi Comunhão, Santidade e Missão. Ele apresentou todos os trabalhos realizados a partir das assembleias diocesanas, destacando missão popular. A Assembleia foi concluída com a missa, presidida pelo Bispo Diocesano na Igreja Santo Antônio.