A vocação do profeta Ezequiel e sua primeira visão

Nesta segunda semana de setembro, mês da Bíblia, Padre Leonardo João da Silva, nos apresenta a vocação do profeta Ezequiel e a primeira visão que ele tem, quando Deus se manifesta a ele.

Veja alguns pontos centrais da reflexão de Padre Leonardo: Texto completo Mês da Bíblia 2

O início do livro de Ezequiel (1, 1-3, 21) descreve a vocação do profeta Ezequiel, que ocorre durante o exílio do povo de Israel na Babilônia, um período de grande aflição e desânimo após a destruição de sua cidade e Templo.

Deus revela sua glória a Ezequiel (1, 1-28) e o chama para anunciar sua Palavra a Israel, seu povo escolhido. Este chamado ocorre enquanto Ezequiel está às margens do rio Cobar, na Babilônia, provavelmente desanimado devido às circunstâncias.

O Senhor instrui Ezequiel a se levantar, um sinal de prontidão para ouvir e responder à voz divina. O Espírito entra em Ezequiel, capacitando-o a ouvir o Senhor e a realizar sua missão com prontidão (2, 1-2).

A missão de Ezequiel é desafiadora, pois ele é enviado a um povo rebelde que se recusa a escutar e acolher a vontade de Deus, com quem havia feito uma Aliança (2, 3-5). Deus encoraja Ezequiel a não temer, pois ele é um profeta e a mensagem que pronunciará é do próprio Deus de Israel (2, 6-7).

Deus capacita Ezequiel para sua missão, simbolizado pela imagem de um livro em forma de rolo que ele deve comer. Isso representa a necessidade de Ezequiel se alimentar da Palavra de Deus para cumprir sua missão (2, 8; 3, 1-3).

A missão de Ezequiel é ainda mais árdua (3, 4-11), pois ele deve se dirigir aos filhos de Israel que se rebelam não contra ele, mas contra Deus. O Senhor promete fortalecer Ezequiel, dando-lhe a capacidade de suportar os fracassos da missão.

Após a visão e audição da glória divina, Ezequiel retorna ao seu cotidiano entre os deportados de Tel Abid (3, 12-15), passando uma semana em profundo abatimento devido à dureza de seus contemporâneos e ao juízo que se abaterá sobre eles.

Após esse período de silêncio, Ezequiel está preparado para receber novamente a palavra do Senhor, que o instrui sobre sua função de sentinela (3, 16-21). Como sentinela, ele deve alertar o povo pecador sobre o castigo iminente.

A reflexão sobre o texto de Ezequiel convida à avaliação da caminhada cristã pessoal, questionando como se está vivendo a vocação profética e pedindo a Deus ânimo, prontidão e força para enfrentar os desafios e seguir os ensinamentos de Jesus, buscando a verdadeira santidade.

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br