A Igreja e a preocupação com a iniciação cristã – Claudio Costa

Os Bispos do Brasil, atentos as necessidades da realidade do nosso país, reuniram-se na cidade de Aparecida para a realização da 55ª edição da Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de 26 de abril a 5 de maio, centrados na temática da Igreja como casa da iniciação cristã.

O tema principal escolhido demonstra a importância dada pela Igreja, desde sempre, a possibilidade de uma iniciação cristã ideal, bem como a apresentação a todos que assim os desejem, seja criança, jovem ou adulto, os sacramentos desta iniciação, o Batismo, a Confirmação (ou Crisma) e a Eucaristia.

Com a realização dessa conferência a Igreja do Brasil demonstra estrar atenta às particularidades do nosso país, fortemente marcado pelo secularismo e pelo imediatismo, bem como aos desafios de se permitir uma iniciação dinâmica e atualizada, sem esquecer-se da base fundamental e perene desse processo.

A iniciação cristã é um processo que se realiza desde os tempos dos apóstolos e passa por várias etapas, hora rapidamente, hora mais lentamente, contudo sempre é pautado em elementos essenciais: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à Comunhão Eucarística (§1229 do Catecismo da Igreja Católica).

Não que esse trabalho já não venha sendo arduamente realizado dentro das paróquias, contudo, com a realização de um sínodo voltado, principalmente, a essa temática, os Bispos afirmam a necessidade de atenção especial ao processo de inserção na vida cristã, bem como sua constante atualização.

O que a Igreja continua nos pedindo é uma adesão integral ao ideal perfeito de Cristo, não apenas uma adesão externa e voltada a convenções sociais e pelo que podemos ver ela, a Igreja, não vai medir esforços para permitir a todos esse encontro querigmático com nosso Senhor. Que Deus abençoe a todos que trilham esse caminho inicial de encontro com Jesus e lhes conceda a conversão verdadeira.

Claudio Costa
Sub ratione Dei.