A Igreja e a preocupação com a iniciação cristã – Claudio Costa

Artigo

Os Bispos do Brasil, atentos as necessidades da realidade do nosso país, reuniram-se na cidade de Aparecida para a realização da 55ª edição da Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), de 26 de abril a 5 de maio, centrados na temática da Igreja como casa da iniciação cristã.

O tema principal escolhido demonstra a importância dada pela Igreja, desde sempre, a possibilidade de uma iniciação cristã ideal, bem como a apresentação a todos que assim os desejem, seja criança, jovem ou adulto, os sacramentos desta iniciação, o Batismo, a Confirmação (ou Crisma) e a Eucaristia.

Com a realização dessa conferência a Igreja do Brasil demonstra estrar atenta às particularidades do nosso país, fortemente marcado pelo secularismo e pelo imediatismo, bem como aos desafios de se permitir uma iniciação dinâmica e atualizada, sem esquecer-se da base fundamental e perene desse processo.

A iniciação cristã é um processo que se realiza desde os tempos dos apóstolos e passa por várias etapas, hora rapidamente, hora mais lentamente, contudo sempre é pautado em elementos essenciais: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à Comunhão Eucarística (§1229 do Catecismo da Igreja Católica).

Não que esse trabalho já não venha sendo arduamente realizado dentro das paróquias, contudo, com a realização de um sínodo voltado, principalmente, a essa temática, os Bispos afirmam a necessidade de atenção especial ao processo de inserção na vida cristã, bem como sua constante atualização.

O que a Igreja continua nos pedindo é uma adesão integral ao ideal perfeito de Cristo, não apenas uma adesão externa e voltada a convenções sociais e pelo que podemos ver ela, a Igreja, não vai medir esforços para permitir a todos esse encontro querigmático com nosso Senhor. Que Deus abençoe a todos que trilham esse caminho inicial de encontro com Jesus e lhes conceda a conversão verdadeira.

Claudio Costa
Sub ratione Dei.
Formando em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *