Na manhã de 1º de maio de 2026, dia em que a Igreja celebra São José Operário, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino se reuniram para um profundo momento de espiritualidade, formação e comunhão fraterna. O encontro, realizado na Capela do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, reuniu cerca de 330 ministros das diversas paróquias do decanato.

A programação contou com a Santa Missa, na qual os ministros, reunidos em torno da Eucaristia, renovaram sua entrega ao serviço do altar e da comunidade. Participaram de um momento formativo conduzido pelo Padre Pedro Henrique Pereira Santana, vice-reitor do Seminário e vigário paroquial da Paróquia São Pedro, no distrito de Pedro do Rio. Em sua fala, o sacerdote destacou a grandeza e a responsabilidade do ministério junto à Sagrada Eucaristia.
Após a formação, os ministros viveram um intenso momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, oportunidade privilegiada para aprofundar a intimidade com Jesus Eucarístico e fortalecer a vida espiritual. Diante do Senhor, em silêncio e oração, muitos puderam renovar o “sim” ao ministério e apresentar suas comunidades, famílias e intenções pessoais.

A Santa Missa foi presidida pelo decano do Amor Divino, Padre Rodrigo Alberti. A celebração foi concelebrada pelo reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano, pelos vice-reitores, Padre Pedro Henrique e Padre Tiago José, e pelo Padre Alexandre Brandão, da Paróquia de Nogueira. Também participaram o diácono Cássio Smanioto, os seminaristas e o diácono permanente Marco Antônio Karl, evidenciando a unidade e a comunhão entre o clero, os futuros sacerdotes e os ministros leigos.
Mais do que um simples encontro, a manhã de espiritualidade se revelou um forte momento de formação espiritual, unidade e comunhão eclesial. Ao final, muitos ministros testemunharam, com grande alegria, a graça de poder partilhar este tempo de oração, reflexão e convivência fraterna, fortalecendo-se para servir melhor a Cristo presente na Eucaristia e em cada irmão e irmã nas comunidades do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino.






