Após quatro dias intensos de atividades pastorais no Decanato São José de Anchieta, a Visita Pastoral foi oficialmente encerrada na manhã do dia 17 de novembro, durante um encontro entre o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e o clero local e a presença do coordenador diocesano de Pastoral. Padre Alexander de Brito Silva. A reunião, realizada em clima fraterno, marcou o quinto e último dia da visita, que percorreu diversas realidades das cidades de Magé e Guapimirim.
Durante o encontro, Dom Joel apresentou um relato geral da Visita Pastoral, acompanhado pelo decano, Padre Leonardo Tassinari, e pelo diácono Frederico Fernandes. O bispo destacou aspectos relevantes observados ao longo dos dias, além de partilhar propostas e reflexões surgidas a partir das experiências vividas nas comunidades visitadas, nas reuniões e encontros.

Ao final da reunião, o Padre Antônio Carlos de Carvalho Araújo, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha, leu uma mensagem em nome de todo o clero do Decanato, expressando gratidão pela presença e pelo zelo pastoral de Dom Joel. A mensagem foi recebida como um sinal concreto da comunhão e da unidade entre o bispo e seus presbíteros, realidade também ressaltada por Dom Joel ao comentar a participação ativa dos padres em diversos momentos da visita.

O Padre Carlos Caridade, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também fez uso da palavra para agradecer o apoio recebido do bispo e dos irmãos no ministério durante seu tratamento de saúde e, posteriormente, na cirurgia de transplante renal. Em especial, dirigiu palavras de gratidão ao Vigário Geral da Diocese, Padre Paulo Cesar, que o acolheu em Piabetá com carinho e atenção, testemunhando o cuidado fraterno da Igreja.
A reunião foi concluída com um momento de oração e confraternização entre os membros do clero, reafirmando o espírito de unidade e corresponsabilidade pastoral que marca a caminhada da Diocese.







