O primeiro dia da Visita Pastoral ao Decanato São Pedro de Alcântara foi encerrado com um importante encontro entre Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, e agentes e lideranças de Movimentos e Pastorais das paróquias que compõem o decanato. A reunião, marcada por escuta, reflexão e partilha, reforçou o compromisso da Igreja com a evangelização e a comunhão entre as comunidades.
Logo no início do encontro, Dom Joel reafirmou o objetivo central das visitas pastorais: promover a unidade nas ações entre as paróquias. “Hoje é urgente uma ação evangelizadora”, afirmou o bispo, destacando a necessidade de fortalecer os vínculos entre as diversas expressões da vida eclesial.
Acompanhado do decano, Monsenhor Luiz Melo, do coordenador diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva, e dos diáconos Anderson Sales dos Santos Pereira e Ronald Cankin Ma Lam, Dom Joel conduziu um diálogo aberto com os participantes. Ele ressaltou que toda ação pastoral deve ser guiada pela escuta do Espírito Santo, em sintonia com o método sinodal proposto pelo Papa Francisco.
Durante sua reflexão, o bispo destacou que a visita pastoral busca unir forças dentro do decanato, especialmente diante das novas configurações de espaço e presença, impulsionadas pelas redes sociais. “Os decanatos têm realidades diferentes, mas é justamente por isso que precisamos caminhar juntos, em comunhão, para uma ação evangelizadora eficaz”, pontuou.
Dom Joel também provocou os presentes com dois questionamentos fundamentais: “Nosso jeito de viver o Evangelho está atraindo as pessoas? Estamos trabalhando corretamente com nossas pastorais e movimentos?” Ele alertou que trabalhar bem não significa fazer muitas coisas, mas sim alcançar frutos concretos na missão evangelizadora.
Um dos pontos mais enfatizados pelo bispo foi a importância da proximidade. “É preciso estar próximo do outro para promover a evangelização”, afirmou. Demonstrando preocupação com a juventude, Dom Joel mencionou os dados do Censo de 2022, que apontam que a maioria das pessoas sem religião está entre os jovens. “Precisamos nos unir, refletir e agir no Espírito”, concluiu.
O encontro reforçou o espírito de comunhão e corresponsabilidade que deve marcar a caminhada pastoral da Igreja. A Visita Pastoral ao Decanato São Pedro de Alcântara segue com outras atividades até os próximos dias, sempre com o propósito de escutar, animar e fortalecer a missão evangelizadora da Igreja em cada realidade local.
Visita Pastoral ao Decanato São Pedro de Alcântara encontro com lideranças







