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Santuário Bom Jesus de Matosinhos

Em meados do século XVIII, camponeses portugueses oriundos da Vila de Matosinhos, ali se fixaram na vertente oriental da Serra do Sucupira, abrindo roças de subsistência com pequena plantação e gado.

Devotos do Bom Jesus, por volta de 1773 ergueram no local uma pequena ermida de pau-a-pique, em louvor a Bom Jesus Crucificado. Com a frequência de fiéis, romarias e pagamentos de promessas, é elevada a Curato por volta de 1776.

Com a ajuda de Pedro da Costa Lima, o antigo templo serviu ao povoado até 1862, quando foi demolido. No mesmo ano, por iniciativa do Sr. Martinho Álvares da Silva Campos, então proprietário da Fazenda do Matosinhos de Sardoal, foi construída uma capela de maior porte arquitetônico, que possuía altar-mor e dois altares laterais, com imagens belíssimas, especialmente a do Bom Jesus Crucificado.

A atual igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1953 e foi concluída em 1959, pelo pároco italiano Luiz Raymondo.

A grande romaria acontece, anualmente, no último domingo de agosto, onde os fiéis dão graças e pagam promessas pelos milagres alcançados. No local existe uma “sala dos ex-votos” com testemunhos milagroso, desde o século XVIII, numa demonstração de devoção ao santo milagroso.

A devoção prestada ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos tem suas raízes voltadas para os primórdios do ano de 1744, época em que a imagem, depositada à beira de um ribeirão, foi encontrada de maneira quase milagrosa por escravos alocados na Fazenda Matosinhos, em Paraíba do Sul.

Entretanto, já em 1741 fora consagrada a Ermida de Nosso Senhor Bom Jesus, uma das mais tradicionais e conhecidas capelas do interior do estado do Rio de Janeiro, tal o número de milagres atribuídos a esse santo.

Na verdade, a primeira capela fora construída no sistema de pau-a-pique e madeira roliça de pouca qualidade, razão pela qual resistiu, apesar das dificuldades estruturais, até a conclusão do santuário. Consta, inclusive, que suas precárias paredes somente resistiram até o dia em que terminaram as obras do templo, todas elas desabando de maneira inexplicável após o assentamento e consagração da imagem no novo altar.

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