Paróquia Nossa Senhora da Conceição desenvolve projeto “Minha Igreja está aqui” para divulgar atividades nas igrejas

O projeto “Minha Igreja está aqui”, desenvolvido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) a partir da proposta do Padre Denis de Souza Bispo, Pároco de Nossa Senhora da Conceição, Raiz da Serra, Magé, criou placas com dados das igrejas da paróquia com informações sobre horário de missa, de reuniões e outras atividades. As placas foram instaladas na frente das igrejas, em locais visíveis por todos que passam pelo local, e tem como um de seus objetivos, segundo Padre Denis, “identificar as nossas igrejas e informar o povo sobre as atividades”.

Texto: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
Fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição

A coordenadora da Pascom de Raiz da Serra, Luciana Passos, contou que o projeto começou a ser desenvolvido em agosto, após apresentação da ideia pelo Padre Denis, a primeira placa foi inaugurada na festa da padroeira, Imaculada Conceição.  “Quando o padre apresentou a ideia, elaboramos o projeto, inicialmente colocamos tudo no papel, criamos o nome e apresentamos ao padre, inclusive com o layout das placas”, contou Luciana Passos.

De acordo com ela o projeto aos poucos foi ganhando forma, sendo finalizado e com isso, foi necessário, com ajuda do Pároco, fazer contatos com as pastorais e com os coordenadores das comunidades para fazer a coleta das informações. Todo o projeto foi acompanhado pelo Padre Denis de Souza, que em mensagem a todos os paroquianos agradeceu o trabalho, ressaltando a importância da Pascom.

“Esse foi um projeto desenvolvido pela nossa Pastoral da Comunicação e, precisamos valorizar o trabalho dessa pastoral, que muitas vezes, as pessoas pensam que se resume a fotografar, em registrar os momentos. Não, nossa tarefa enquanto Pastoral da Comunicação é promover de todas as formas possíveis a comunicação dos mistérios de Deus aos irmãos e a comunicação entre nós”, afirmou Padre Denis Souza.

Na mensagem aos paroquianos, mostrando a importância do trabalho realizado pela Paróquia com o projeto “Minha Igreja está aqui”, comentou que alguns padres já pediram informações, com objetivo de levar a proposta para suas paróquias. Sobre a colocação das placas, Padre Denis afirma que “é um trabalho muito importante, porque as nossas igrejas não estão identificadas e isso dificulta a participação das pessoas. Por não ter uma identificação, muitos não sabem que se trata de uma igreja católica e quando ela pode vir, quando vai ter ali um movimento de oração. Algumas pessoas se interessam em perguntar, mas outras têm dificuldade”.

Por isso, segundo Padre Denis Souza, as placas são fundamentais enquanto “um elemento de informação, de acolhida e é claro, o visual das nossas placas é também uma coisa convidativa, pois tudo aquilo que é bonito traz autoestima e alegria”.