Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Administrador Diocesano envia carta ao clero diocesano

Em carta enviada ao clero diocesano, o Administrador Diocesano, Monsenhor José Maria Pereira afirma que “apesar do fato de nossa Diocese estar sem Bispo, não vamos parar a vida pastoral em nossas paróquias. Estejamos atentos às indicações pastorais que já foram encaminhadas por e-mail, frutos de nossa Assembleia Diocesana, realizada em 15 de novembro de 2023. Também, seguindo o que foi planejado para o Quinquênio Pastoral, nesse ano, vamos aprofundar o tema da Fé”.

Na mesma carta, o Administrador Diocesano lembra que o tema proposto pelo Papa Francisco para o Jubileu do Ano 2025, o tema proposto é “Peregrinos da Esperança”, indicando que a preparação para esse momento levasse em conta a Oração. Lembrando ainda as palavras do Papa, Monsenhor José Maria cita um trecho do documento do Sumo Pontífice sobre a oração:

Papa Francisco foto copyright ©Vatican Media 26 10 2022

“A oração em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo. Oração, depois, para agradecer a Deus tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete no respeito e numa ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda. Oração, ainda, como voz de “um só coração e uma só alma” (At 4,32), que se traduz na solidariedade e partilha do pão cotidiano. Oração, além disso, que permita a cada homem e mulher deste mundo, dirigir-se ao único Deus, para lhe expressar tudo o que traz no segredo do coração. E oração como via mestra para a santidade, que leva a viver a contemplação, inclusive no meio da ação. Em suma, um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do “Pai Nosso” – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos”.

Na carta, o Administrador Diocesano lembra ainda ao clero diocesano o Curso de Atualização Sacerdotal, que acontecerá em Passa Quatro, no período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Leia a carta na íntegra a seguir:

Petrópolis, 10 de Janeiro de 2024.

Querido Irmão no Sacerdócio.

Faço votos de que o Ano de 2024, preparando o Ano Santo do Jubileu de 2025, seja para cada um de nós um tempo de renovação espiritual e ponto de partida para uma mais ardorosa missão sacerdotal.

Disse o Papa Francisco: “ao aproximar-se a meta dos primeiros vinte e cinco anos do século XXl, somos chamados a realizar uma preparação que permita ao povo cristão viver o Ano Santo em todo o seu significado pastoral”.

Apesar do fato de nossa Diocese estar sem Bispo, não vamos parar a vida pastoral em nossas paróquias. Estejamos atentos às indicações pastorais que já foram encaminhadas por e-mail, frutos de nossa Assembleia Diocesana, realizada em 15 de novembro de 2023. Também, seguindo o que foi planejado para o Quinquênio Pastoral, nesse ano, vamos aprofundar o tema da Fé.

Com relação ao Jubileu do Ano 2025, o tema proposto pelo Papa Francisco é: “Peregrinos da Esperança”, e indicou que a preparação para esse momento levasse em conta a Oração.

Disse o Papa: “a oração em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo. Oração, depois, para agradecer a Deus tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete no respeito e numa ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda. Oração, ainda, como voz de “um só coração e uma só alma” (At 4,32), que se traduz na solidariedade e partilha do pão cotidiano. Oração, além disso, que permita a cada homem e mulher deste mundo, dirigir-se ao único Deus, para lhe expressar tudo o que traz no segredo do coração. E oração como via mestra para a santidade, que leva a viver a contemplação, inclusive no meio da ação. Em suma, um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do “Pai Nosso” – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos”.

Peçamos luzes ao Espírito Santo para sermos criativos em nossas comunidades paroquiais, intensificando a nossa vida de oração pessoal e levando os nossos paroquianos a uma vida de oração mais intensa.

Curso de Atualização Sacerdotal em Passa Quatro, 29 de janeiro a 01 de fevereiro.

Lembro a todos os irmãos que será um tempo muito importante para todos nós. É urgente termos momentos para conviver fraternalmente, rezar, descansar.

Sempre faz bem retomar o texto do Rito de Ordenação Sacerdotal, quando o Bispo entrega a patena com o pão e o cálice, dizendo: “Recebe a oferenda do povo santo para apresentá-la a Deus.

Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”.

Somos chamados por Deus! “Creio que seja importante reavivar em nós esta realidade que, frequentemente, damos por descontada em meio a tantas atividades do dia-a-dia: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi”, diz-nos Jesus (Jo 15,16). Significa retornar à fonte da nossa chamada. Por isso, um bispo, um sacerdote, um consagrado, uma consagrada, um seminarista não pode ser “desmemoriado”: perde a referência essencial ao momento inicial do seu caminho” (Papa Francisco).

Disse São João Paulo ll: “a vocação sacerdotal é essencialmente uma chamada à santidade na forma que nasce do sacramento da Ordem. A santidade é intimidade com Deus, é imitação de Cristo pobre, casto e humilde; é amor sem reserva às almas e entrega pelo seu próprio bem; é amor à Igreja que é santa e nos quer santos, porque assim é a missão que Cristo lhe confiou. Cada um de vós deve ser santo também para ajudar os irmãos a seguir a sua vocação à santidade” (PDV, 33).

Rezemos para que o Senhor nos envie o Pastor para a nossa Diocese que seja segundo o Seu coração.

Unidos na Eucaristia, com espírito de gratidão pela colaboração de cada irmão.

Abraço cordial e fraterno abraço.

Mons. José Maria Pereira
Administrador Diocesano

 

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Ascom Diocese de Petrópolis’.
Texto e Fotos são de propriedade da Diocese de Petrópolis e dos autores em artigos assinados (Lei de Direitos Autorais). 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
Print