Mons. Paulo Elias Daher Chédier

Monsenhor Paulo Elias Daher Chédier, é natural de Salvador, Bahia, onde nasceu no dia 25 de julho de 1931 e faleceu em 30 de março de 2019, em Petrópolis.

Ele adotou Petrópolis por sua terra, onde exerceu várias funções como padre e atualmente era Vigário Geral. Em 1970, recebeu do Papa Paulo VI o título de Cônego e em 1980, o título de monsenhor do Papa João Paulo II.

Ordenado sacerdote em março de 1955, continuou em Roma até setembro do mesmo ano, quando retornou a Diocese. Ao chegar, iniciou seu ministério sacerdotal ajudando na Catedral. No ano seguinte, 1956, foi nomeado pelo Bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra para trabalhar no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde ficou por 11 anos. No Seminário foi diretor espiritual e professor, contribuindo com a formação dos novos padres.

Em 1967, também por nomeação de Dom Cintra, assumiu como Pároco da Catedral, onde ficou por 19 anos. Durante este período desenvolveu vários trabalhos pastorais nas comunidades da paróquia e também teve participação em outros movimentos e eventos na cidade, como no Grupo Ação, Justiça e Paz, onde foi eleito secretário no ano de 1979, deixando o cargo em março de 1980, quando foi eleita nova diretoria.

Monsenhor Paulo Daher durante toda sua vida sacerdotal exerceu com zelo todos os serviços que lhe foram confiados, mas sempre dedicou seu tempo e entusiasmo ao anúncio do Evangelho, através da orientação espiritual de diversas pastorais e movimentos, entre eles a Catequese, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e os fiéis, através da orientação espiritual e confissão.

Com total dedicação, monsenhor Paulo foi professor da Universidade Católica de Petrópolis durante mais de 30 anos e ainda nos últimos anos era orientador e capelão do Colégio Santa Isabel. Como Coordenador Diocesano das Pastorais, cargo que exerceu por muitos anos, monsenhor Paulo Daher teve um carinho especial na participação dos leigos, dando-lhes espaço e apoio para que possam exercer o serviço que lhes fora confiado.

Uma das preocupações de Monsenhor Paulo Daher é com a formação dos leigos, seja através da catequese ou cursos e encontros e para ajudá-los, escreveu diversos livros de formação teológica e catequese, mas com uma linguagem acessível a qualquer pessoa. Estes livros, com edições alternativas e limitadas são utilizados ainda hoje, principalmente na formação das catequistas.

Monsenhor Daher foi Administrador Diocesano, de janeiro a desembro de 2012 até a posse de Dom Gregório Paixão, OSV, no dia 16 de dezembro de 2012.

Uma de suas paixões foi a educação e por isso exerceu com total zelo o cargo de assessor eclesiástico da Pastoral da Educação, dedicando-se, junto com a professora Maria Nilva das escolas paroquiais. Nos últimos anos, conseguiu realizar um de seus sonhos, criar uma escola de formação musical para as crianças e adolescentes das comunidades carentes de Petrópolis, alunos da rede publica de educação. A instituição ficou denominada Espaço Artístico Monsenhor Paulo Daher e está localizada no Retiro, ao lado da Escola Paroquia Carlos Demiá.

O Padre Leonardo João da Silva nasceu em 20 de junho de 1995, em Teresópolis, cidade onde cresceu e descobriu sua vocação sacerdotal. Desde cedo, envolveu-se ativamente na vida paroquial, sobretudo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ambiente que alimentou sua espiritualidade e despertou o chamado ao ministério.

Em 17 de fevereiro de 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, iniciando sua formação no Seminário Menor, onde permaneceu até 2015. Nos anos seguintes, já no Seminário Maior, cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis. Seu caminho formativo consolidou a maturidade pastoral e intelectual que o prepararia para o sacerdócio.

A ordenação diaconal ocorreu no dia 7 de maio de 2022 e, no mesmo ano, em 10 de dezembro, foi ordenado sacerdote na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Como diácono, exerceu seu ministério atuando junto ao Setor de Educação da Diocese de Petrópolis, experiência que marcou profundamente seu percurso pastoral, e também colaborou na Paróquia São Jorge, no Alto Independência.

Após sua ordenação sacerdotal, foi nomeado pelo então bispo diocesano — hoje Arcebispo de Fortaleza — Dom Gregório Paixão, OSB, como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais, função posteriormente confirmada pelo atual bispo, Dom Joel Portella Amado.

Paralelamente, serviu como Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Cascatinha, até dezembro de 2024, quando foi designado Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge, no bairro Independência, em Petrópolis — comunidade na qual já havia atuado como diácono.

Dotado de um espírito alegre, próximo e acolhedor, o Padre Leonardo João segue dedicando sua missão ao serviço da Igreja. Atualmente, exerce o seu ministério como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais e * Paroquial da Paróquia São Jorge*, continuando seu caminho de entrega pastoral e cuidado com as comunidades que lhe foram confiadas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui