A sexta-feira santa é marcada pela celebração, ou melhor, lembrança da Morte de Jesus Cristo na Cruz. Neste dia não há celebração da Santa Missa, apenas uma celebração com a distribuição da comunhão.
A liturgia deste dia é composta de três momentos: Liturgia da Palavra, sendo que a principalmente delas é o relato do Evangelho sobre a condenação e crucificação de Jesus; Adoração da Cruz, com os fiéis realizando um ato de veneração a Cristo Crucificado; e a distribuição da Comunhão.
A Sexta-feira Santa é um dia de luto, acompanhado de “jejum”, depois estendido a todas as sextas-feiras do ano.
Neste dia, por meio desta liturgia, os fiéis são convidados a fixar seu olhar em Jesus Crucificado, que morreu na cruz para cumprir a sua missão salvífica, que o Pai lhe havia confiado: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”.
O profeta Isaías diz: “Ele tomou sobre si os nossos pecados, as nossas dores e sofrimentos, e nós o julgamos castigado por Deus” (Is 52,13-53,12).
Com a sua vida, Jesus pagou um alto preço pela nossa desobediência, mas o fez com amor e por amor: “Sendo rico, Jesus se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer com a sua pobreza” (2Cor 8,9). No contexto desta Sexta-feira Santa, cada um de nós pode ficar diante da cruz e dialogar com o Senhor Jesus sobre os próprios problemas, dramas, sofrimentos. Todas as questões sobre a vida são iluminadas pela Cruz, a ponto de chegarmos a dizer, realmente, que “o coração tem suas razões, que a razão não pode compreender”.
O Senhor Jesus deve ser acompanhado com amor, até o fim, como Ele o fez.
Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser vista pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner (https://diocesepetropolis.com.br/semana-santa-diocese-de-petropolis/).
As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações de cada paróquia. Nas redes sociais da Diocese no Instagram e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/sexta-feira-santa.html