Paróquia de São José do Vale do Rio Preto Comemora seus 200 anos de Fundação

No dia 25 de novembro a diocese de Petrópolis celebrou o bicentenário de fundação da Paróquia de São José, em São José do Vale do Rio Preto. No dia 25 de novembro de 1815, sob o pontificado de sua santidade o papa Pio VII, sob o governo monárquico de sua Alteza Imperial Dom Pedro I, o Exmo. Revmo. Sr. Bispo do Rio de Janeiro Dom José Caetano Coutinho da Silva a pedido do povo e de sacerdotes erigiu canonicamente a nova Freguesia/Paróquia de São José da Serra Acima, desmembrando-a da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Vila Inhomirim, da cidade de Magé, RJ.

O aniversário de fundação foi marcado por uma grande festa, tendo o seu ápice na Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, OSB e concelebrada por diversos sacerdotes da diocese. Sacerdotes que ao passarem por ali não só deixaram sua contribuição pastoral, mas foram marcados na alma por um povo tão apaixonado por Deus e pela Igreja, e sem falar da simplicidade de vida, fruto da busca incansável de imitarem seus padroeiros, o Glorioso São José e a sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, invocada com o título de Nossa Senhora da Glória.

Antes da Celebração ocorreu uma procissão saindo da Capela Senhor dos Passos em direção à matriz de São José, centenas de paroquianos acompanharam com grande alegria e entusiasmo. A procissão foi conduzida por Pe. Thiago José, administrador Paroquial da Paróquia de São José. Assim, como pela manhã do mesmo dia já havia conduzido a alvorada, às 6h da manhã, seguida do oficio de São José.

No início da Celebração Eucarística foi possível ver a alegria do povo de Deus em não só estar celebrado uma grande festa, mas em receber o Bispo Diocesano e seus colaboradores.

Em sua homilia, o bispo diocesano demonstrou sua alegria em participar desta grande festa e principalmente por ver um povo tão comprometido com o Reino de Deus. E destacou as qualidades das antigas gerações que com grande esforço e empenho construíram não só a paróquia, mas também toda a comunidade que constitui o território paroquial.

Durante a Celebração ocorreu também a benção do novo sacrário e da nova sala de atendimento de confissões.

Ao final da Celebração ocorreram diversas homenagens aos sacerdotes presentes que concelebraram a Eucaristia, e se estendeu ao administrador paroquial, padre Thiago José e ao Bispo Diocesano. Ambos falaram o quanto esta festa é importante não só para a diocese, mas também para a cidade de São José do Vale do Rio Preto como um lugar de evangelização.

Encerrada a Celebração todos os paroquianos foram convidados a participar de uma bela queima de fogos.