Morre Padre Jac vitima de infarto

Faleceu na manhã de hoje, vítima de infarto, Padre José Augusto Carneiro, conhecido por todos como Pe. Jac, aos 70 anos.

O velório acontecerá na Catedral São Pedro de Alcântara, com horário a ser confirmado.

O Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB) manifestou o pesar pelo falecimento do Padre Jac, lembrando que ele foi um grande sacerdócio, exercendo seu ministério sacerdotal com grande amor e dedicação ao povo de Deus.

Histórico

Padre Jac nasceu em 27 de dezembro de 1947, em Bemposta, distrito de Três Rios. Aos três anos de idade sua família mudou-se para Petrópolis. Ocupou diversos cargos na Associação Petropolitana de Estudantes (APE), inclusive, a presidência por dois anos. Atuou em rádio, clubes, promoções e em vários jornais como colunista assinando no Diário de Petrópolis a coluna social Jac Especial.

De 1971 a 1979 trabalhou na Rádio Imperial de Petrópolis quando ela pertencia ao Sistema Globo de Rádio. Foi redator, apresentador de programas – destacando-se a Super Gincana Jovem Imperial – e organizador de eventos como o Festival de Teatro Infantil, entre diversos outros. A pedido do pintor holandês residente em Petrópolis, na época Win Van Dijk iniciou a festa Personalidades Petropolitanas.

Em 3 de março de 1979, depois de atuar por vários anos na formação da juventude católica, fundando o Movimento Semente, deixou a vida profissional e ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino para a formação sacerdotal. Cursou Filosofia no Seminário de Corrêas e Teologia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Foi ordenado diácono em 27 de dezembro de 1983 por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e sacerdote em 9 de dezembro de 1984 por Dom José Fernandes Veloso.

Já como padre assumiu a direção da Revista Ação, órgão oficial da Diocese de Petrópolis. De 1985 a 1990 atuou como Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Bemposta e de 18 de fevereiro de 1990 a junho de 2015 foi Pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara.

De 1986 a 2006 foi professor de Ciências Morais e Religiosas e Introdução à Teologia na Universidade Católica de Petrópolis, onde também dirigiu a Rádio UCP-FM.

Em 14 de maio de 1999 assumiu a direção da Rádio Imperial de Petrópolis–AM, onde, preservando a identidade católica da emissora, a manteve aberta para toda a comunidade. Jac apresenta o Programa Plantão da Solidariedade, no qual divulga entidades que trabalham pelo bem comum e realiza campanhas filantrópicas como o Sábado Solidário e Inverno com mais calor humano, além dos eventos anuais: Tudo nos Fala das Mães e Meu Pai, Meu Exemplo.

Em 1971 recebeu o título de Cidadão Petropolitano pela Câmara Municipal de Petrópolis, por proposta do então vereador Paulo de Souza Ribeiro. Recebeu do Rotary Cidade Imperial, onde atuou por mais de dez anos, o título de Sócio Benemérito e Sócio Honorário. Foi laureado pela Alerj com a Medalha Tiradentes por indicação do deputado Marcus Vinicius (Neskau).

Em 28 de junho de 2015, tomou posse como pároco da Paróquia Santo Agostinho e Santo Antônio, em Nogueira, onde veio a falecer no dia 3 de julho de 2017.