Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Morre Padre Jac vitima de infarto

Faleceu na manhã de hoje, vítima de infarto, Padre José Augusto Carneiro, conhecido por todos como Pe. Jac, aos 70 anos.

O velório acontecerá na Catedral São Pedro de Alcântara, com horário a ser confirmado.

O Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB) manifestou o pesar pelo falecimento do Padre Jac, lembrando que ele foi um grande sacerdócio, exercendo seu ministério sacerdotal com grande amor e dedicação ao povo de Deus.

Histórico

Padre Jac nasceu em 27 de dezembro de 1947, em Bemposta, distrito de Três Rios. Aos três anos de idade sua família mudou-se para Petrópolis. Ocupou diversos cargos na Associação Petropolitana de Estudantes (APE), inclusive, a presidência por dois anos. Atuou em rádio, clubes, promoções e em vários jornais como colunista assinando no Diário de Petrópolis a coluna social Jac Especial.

De 1971 a 1979 trabalhou na Rádio Imperial de Petrópolis quando ela pertencia ao Sistema Globo de Rádio. Foi redator, apresentador de programas – destacando-se a Super Gincana Jovem Imperial – e organizador de eventos como o Festival de Teatro Infantil, entre diversos outros. A pedido do pintor holandês residente em Petrópolis, na época Win Van Dijk iniciou a festa Personalidades Petropolitanas.

Em 3 de março de 1979, depois de atuar por vários anos na formação da juventude católica, fundando o Movimento Semente, deixou a vida profissional e ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino para a formação sacerdotal. Cursou Filosofia no Seminário de Corrêas e Teologia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Foi ordenado diácono em 27 de dezembro de 1983 por Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e sacerdote em 9 de dezembro de 1984 por Dom José Fernandes Veloso.

Já como padre assumiu a direção da Revista Ação, órgão oficial da Diocese de Petrópolis. De 1985 a 1990 atuou como Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Bemposta e de 18 de fevereiro de 1990 a junho de 2015 foi Pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara.

De 1986 a 2006 foi professor de Ciências Morais e Religiosas e Introdução à Teologia na Universidade Católica de Petrópolis, onde também dirigiu a Rádio UCP-FM.

Em 14 de maio de 1999 assumiu a direção da Rádio Imperial de Petrópolis–AM, onde, preservando a identidade católica da emissora, a manteve aberta para toda a comunidade. Jac apresenta o Programa Plantão da Solidariedade, no qual divulga entidades que trabalham pelo bem comum e realiza campanhas filantrópicas como o Sábado Solidário e Inverno com mais calor humano, além dos eventos anuais: Tudo nos Fala das Mães e Meu Pai, Meu Exemplo.

Em 1971 recebeu o título de Cidadão Petropolitano pela Câmara Municipal de Petrópolis, por proposta do então vereador Paulo de Souza Ribeiro. Recebeu do Rotary Cidade Imperial, onde atuou por mais de dez anos, o título de Sócio Benemérito e Sócio Honorário. Foi laureado pela Alerj com a Medalha Tiradentes por indicação do deputado Marcus Vinicius (Neskau).

Em 28 de junho de 2015, tomou posse como pároco da Paróquia Santo Agostinho e Santo Antônio, em Nogueira, onde veio a falecer no dia 3 de julho de 2017.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Ascom Diocese de Petrópolis’.
Texto e Fotos são de propriedade da Diocese de Petrópolis e dos autores em artigos assinados (Lei de Direitos Autorais). 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
Print