Teresópolis celebrou Santa Teresa D’Ávila

Diocese

Neste mês a Paróquia Santa Teresa D`Avila, Decanato São Pio X, celebrou a festa de sua padroeira.

A missa solene de Santa Teresa D`Avila foi celebrada na manhã do dia 15 de Outubro pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e estavam presente também o pároco, Padre Fabiano Motta, Padre André Asthine, Padre Dault Cordeiro, Padre Luis Maria (Arca de Maria), Padre Adilson Assumpção (Paroquia Santa Rita de Cássia – Meudon), Padre Everaldo (Venda Nova), o Diácono Sebastião Lobato, coroinhas, ministros da Eucaristia e a comunidade que lotou a igreja de Santa Teresa D`Avila, localizada no Centro de Teresópolis.

O Pároco Padre Fabiano iniciou a celebração convidando a todos para celebrar a nossa padroeira e receber com alegria o Bispo Diocesano, padres e ministros para iniciar a santa missa.

Dom Gregório convidou a todos para celebrar Santa Teresa D`Avila doutora da igreja e padroeira dos professores, agradeceu a todos que participaram da celebração, em especial aos educadores, que se dedicam na formação para um país melhor.

O Bispo em sua homilia refletiu sobre a vida de Santa Teresa D´Avila: “Quando nós olhamos para o nosso passado, parece que ele está perto de nós e como passou rápido. Como algumas coisas deram certas e outras não, devido as nossas escolhas. Por que quando nós olhamos para a vida de Santa Teresa D`Avila vemos que ela é uma mulher extremamente ligada ao tempo presente. Santa Teresa D`Avila a medida que ela vai recordando sobre suas escolhas vai renovando o seu amor para com o seu Senhor. Interessante perceber o coração desta mulher observando o seu passado, prepara com exatidão sua vida presente. No passado foi feita uma escolha que foi seguir Jesus Cristo desde o início.

Ainda criança, Santa Teresa D´Avila saia de casa com seu irmão porque queria pregar o Evangelho, ela não tinha muita consciência do perigo que estava passando, mas teve a coragem de fugir das muralhas da cidade de Ávila para ir um pouco mais distante para pregar o Evangelho. Santa Teresa D´Avila é uma mulher corajosa, que graças a suas lembranças jamais esqueceu daquilo que era seu sinal. E a sua história se encaixa perfeitamente com o Evangelho do dia: “Eu sou a verdadeira videira e vocês são os ramos.” Jesus é a verdadeira videira porque na sociedade de Jesus e na sociedade em que nós vivemos, muitas são as videiras e sendo falsas nos levando a fazer falsas escolhas, Jesus diz: “Eu sou a verdadeira videira se vocês permanecerem ligados a mim irão resgatar o primeiro amor e perceberão que é no dia-a-dia que está a garantia da vida com Cristo.

Desse modo, Santa Teresa D`Avila não esquecendo jamais do primeiro amor, ela queria ser missionária, mas escolheu a vida carmelita, quem é capaz de sonhar com coisas grandiosas é capaz de empreender perfeitamente as pequenas. E quem é capaz de viver as pequenas verdades é capaz de empreender uma obra universal. Assim foi o coração de Teresa D`Avila, tomando da sua vida que vem da videira verdadeira que é Jesus, ela dá fruto que permanece a mais de 500 anos, vários carmelos e paróquias levam o nome de Santa Teresa D`Avila se tornando exemplo de fé para homens e mulheres”, concluiu Dom Gregório Paixão.

Ao final da santa missa o pároco Fabiano agradeceu a presença do Bispo, dos padres, diácono, ministros, ao vice-prefeito, Márcio Catão e a todos que vieram celebrar a padroeira Santa Teresa D`Avila.

Agradeceu em especial a união dos fiéis das capelas pertencentes à paróquia para a realização da festa e do almoço da padroeira. Que Deus e pela intercessão de Santa Teresa D`Avila possa abençoar a cada um e mais uma vez o meu muito obrigado!

À tarde o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, se reuniu com os professores no prédio CEAC, um encontro organizado pela Pastoral da Educação sob a coordenação da Shirley (Paróquia de Santo Antônio Paquequer – Teresópolis e representante do Decanato São Pio X).

No encontro com os professores, Dom Gregório criticou a cartilha do MEC sobre a ideologia de gênero, aos políticos que não respeitam os professores, se manifestando com uma pergunta: “Cadê a pátria educadora?”

“Os políticos não estão ajudando os educadores com seus exemplos, estamos vivendo em uma sociedade imoral, pois quem deveria dar o exemplo não faz. É inadmissível que um professor não seja reconhecido pelo seu valor nesta sociedade e mencionou a crise em que o nosso município passa, onde os professores (servidores públicos) não estão recebendo o salário em dia.

Dom Gregório, encerrou a palestra com uma historinha, dizendo que não devemos tratar a ingratidão com revolta, devemos lutar por um país melhor, não perder as esperanças, fazer a nossa parte como educadores cristãos, dando a sociedade frutos positivos e que o bem precisa imperar e o mal deve ser superado, “a ceifa é amarga, mas os frutos são doces, lutemos para dar de nós essa melhor parte e que Deus nos abençoe e proteja.”

Alguns professores aproveitaram o momento e falaram dando exemplo da difícil missão, da luta diária de um educador para conseguir coisas lindas dos alunos que são o nosso futuro. Outros professores deram exemplos da falta de união por parte de alguns grupos, e que devem ter mais atitudes. Encerram refletindo que o maior exemplo de educador foi Jesus Cristo, que mesmo com suas lutas não desistiu, assim deve ser o educador cristão.

Quem tiver o interesse de participar da Pastoral da Educação basta procurar a Shirley Tayt-Sohn representante do Decanato São Pio X em nossa cidade (Teresópolis), as reuniões acontecem sempre no último sábado de cada mês as 16h00 na Paróquia de Santo Antônio no bairro do Alto.

A festa de Santa Teresa D Ávila terminou no domingo, dia 18, a comunidade e visitantes compareceram durante os nove dias de festa com as barraquinhas, o parquinho de diversão, shows de vários ministérios, show com a Banda Shalom, Frutos de Medjugorge, Heder Souza, Marcela Siesler, o almoço no CEAC organizado pelas Capelas que são de jurisdição da paróquia mostrando unidade entre os irmãos.

O primeiro Congresso das Crianças com atividades para proporcionar momentos com brincadeiras, diversão, interação com a juventude que realizou para as crianças o teatro dos heróis com o herói dos heróis que é Jesus Cristo, o momento mariano e encerramento com a santa missa celebrada pelo Padre Adilson de Assumpção.

As atividades religiosas com a recitação dos terços da misericórdia e mariano e também a realização de diversas missas com o nosso Pároco Padre Fabiano Motta, Padre André Asthine celebrando no dia de Nossa Senhora Aparecida, Padre Dault Cordeiro e Padre Luis Maria e por padres convidados como: Monsenhor Antônio Motta que celebrou no primeiro dia de festa da padroeira, Padre Thiago de Freitas, Padre Jorge Luis e Padre Manoel Gouvêa realizando com sucesso a programação dos festejos de Santa Teresa D’Avila.

 

E no dia da Padroeira, 15 de Outubro as missas foram celebradas pelo Bispo Dom Gregório Paixão e Monsenhor Paulo Daher convidando a todos para celebrar Santa Teresa D Ávila doutora da igreja e padroeira dos professores, intenção da santa missa em especial para os educadores (professores), que se dedicam na formação para um país melhor.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *