Paróquia São Pedro promove missa na forma ordinária do Rito Romano – Rorate Caeli

No dia 15 de dezembro, a Paróquia São Pedro em Teresópolis realizou o último dia da Novena em preparação para o Natal e nossa tradicional Cantata Natalina.
No dia 16 de dezembro foi celebrada a Missa na forma ordinária do Rito Romano – Rorate Caeli em preparação para o Santo Natal.
O nome desta celebração (Rorate) recorda a antífona de entrada da celebração em latim: “Rorate, coeli, désuper, et nubes pluant iustrum; aperiátur terra, et gérminet Salvatórem”, isto é, “Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador” (Is 45,8).
O simbolismo desta pratica é muito rico: no Tempo do Advento a Igreja espera a vinda do seu Salvador, Jesus Cristo, a  Luz do mundo. As velas acesas simbolizam essa nossa esperança, enquanto que o Sol que irá nascer, simboliza a realização da promessa com o nascimento do Senhor que, como expresso no cântico de Zacarias, “sobre nós fará brilhar o Sol nascente” (lc 1,78).
Neste celebração, extraordinariamente, a igreja está às escuras, iluminada apenas pela chama de várias velas espalhadas pelo altar e pela nave. Vivemos na penumbra sem a Lua que é Jesus Cristo. Sem Ele tudo perde a cor, tudo perde o brilho.
Nesta celebração, unimos-vos à Virgem Maria nesta espera, uma vez que se celebra sua Missa votiva. Com efeito, o Advento é um tempo fortemente mariano, como afirma São Paulo VI: ” os fiéis que procuram viver com a Liturgia o espírito do Advento, ao considerarem o amor inefável com que a Virgem Mãe esperou o Filho, serão levados a tomá-la como modelo e a prepararem-se, também eles, para irem ao encontro do Salvador que vem, bem vigilantes na oração e…celebrando os seus divinos louvores” (Paulo VI, Marialis cultus, nº 4)