Párocos e vigários tomam posse nas paróquias

Padre Dênis: Pároco em Nogueira

Desde o dia 10 de fevereiro as mudanças dos padres diocesanos nas paróquias vem ocorrendo, sendo que alguns, continuam nas paróquias e apenas passaram de administrador paroquial para pároco. E qual a diferença entre um e outro?

De acordo com o Código Direito Canônico em seu Cânon 519 — “O pároco é o pastor próprio da paróquia que lhe foi confiada, e presta a cura pastoral à comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, do qual foi chamado a partilhar o ministério de Cristo, para que, em favor da mesma comunidade, desempenhe o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação ainda de outros presbíteros ou diáconos e com a ajuda de fiéis leigos, nos termos do direito”.

Já o Administrador Paroquial  de acordo com o Cânon 540 “tem os mesmos deveres e goza dos mesmos direitos que o pároco, a não ser que pelo Ordinário (bispo) do lugar outra coisa tenha sido determinada”.

Padre Leonardo: Pároco em Mauá

A única diferença existe entre eles é o tempo que ficam na Paróquia, o Pároco, conforme o Código Direito Canônico tem uma função mais estável,podendo ficar seis anos e para sair tem que ser por vontade própria, necessidade pastoral apresentada pelo Bispo ou por algum tipo de impedindo.

O Administrador Paroquial possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento. Já os vigários Paroquiais são cooperadores dos párocos ou dos administradores paroquiais e não possuem a função administrativa da paróquia e podem ser transferidos a qualquer momento.

Padre Brandão: Pároco em Araras

No dia 10 de fevereiro, Padre Alexandre Brandão foi nomeado pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, Pároco de Nossa Senhora de Lourdes em Araras, Decanato Nossa Senhora do Amor Divino. Até esta dada, ele exercia o cargo de Administrador Paroquial.

Outro sacerdote que deixou o cargo de Administrador e no dia 17 de fevereiro foi nomeado Pároco, foi o Padre Dênis Bispo da Paróquia Santo Agostinho e Santo Antônio em Nogueira, Decanato Nossa Senhora do Amor Divino.

O Padre Leonardo Santos, também foi nomeado Pároco de Nossa Senhora da Guia em Mauá, Decanato São José de Anchieta. Até o dia 17 de fevereiro exercia o cargo de Administrador Paroquial.

Padre Alan: Vigário Paroquial no Alto da Serra

No dia 15 de fevereiro, Padre Alan Rodrigues que durante algum tempo trabalhou numa paróquia na Argentina, retornou a Diocese e assumiu o cargo de Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio no Alto da Serra, Decanato São Pedro de Alcântara.

Padre Carlos Silva foi transferido do Alto da Serra para a Paróquia São Sebastião do Indaiá, Decanato São Pedro de Alcântara, onde assumiu no dia 16 de fevereiro como Vigário Paroquial.

As próximas alterações no Clero Diocesano:

Pe. Rodrigo Celso (Pároco de São Sebastião de Contendas)
Posse em 23 de fevereiro, às 19h, na Igreja de São Sebastião

Pe. Adeir Oliveira (Pároco de São Jorge do Independência)
Posse em 24 de fevereiro, às 8h, na Igreja de São Jorge

Pe. Manoel Gouvêa (Pároco de Santa Rita do Castrioto)
Posse em 24 de fevereiro, às 19h, na Igreja de Santa Rita

Mons. José Maria Pereira (Pároco de São José do Itamarati)
Posse em 08 de março, às 19h30, na Igreja de São José

Padre Carlos: Vigário Paroquial no Indaiá

Pe. Gustavo Passos (Administrador Paroquial de Santana e São Joaquim de Cascatinha)
Posse em 10 de março, às 10h30, na Igreja de Santana e São Joaquim