Pascom da Diocese fará Muticom on-line

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, realizou no dia 25 de julho uma reunião com a presença de todos os agentes da pastoral.

O encontro contou ainda com a presença do Padre Moises Fragoso falando sobre a experiência vivida por ele, durante a Pandemia do Covid-19 na Itália, onde concluiu mestrado em Liturgia e neste semestre inicia o Doutorado. Durante sua fala, Padre Moises disse que a igreja italiana teve que se adaptar para atender os fiéis utilizando os mais diversos meios de comunicação.

Ainda segundo ele, após todo esse período, a Igreja terá que buscar um equilíbrio, pois não poderá abandonar os canais on-line. Padre Moises falou também da experiência vivida por ele, durante a visita pastoral realizada pelo Papa Francisco, como Bispo de Roma na paróquia onde exerce seu ministério enquanto estuda. Para ele foi encontro impressionante, ressaltando o carinho e atenção do Papa para com todos.

Dom Gregório Paixão abriu a reunião agradecendo o trabalho realizado pela Pascom em todas as paróquias na transmissão da missa de forma on-line e por todas as iniciativas para levar Cristo às famílias. Ele estimulou os agentes da Pascom a continuar este trabalhando, manifestando sua alegria e apoio a todo trabalho realizado pela Pascom nas paróquias.

O assessor diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão também agradeceu o trabalho dos agentes e frisou que é importante não perder de vista a importância dos encontros presenciais. Ele lembrou que sempre orientou para que, mesmo com a realização de reuniões virtuais é fundamental que se tenha os encontros presenciais. Mas, ressaltou que neste momento de pandemia é importante dar continuidade aos trabalhos da Pascom com reuniões de formação por meio das plataformas existentes.

Padre Brandão frisou que precisamos ter presente nas ações da Pascom os quatro eixos: produção, espiritualidade, formação e articulação. Ele também frisou que é preciso passar das lives para outros trabalhos, principalmente de formação.

A coordenadora diocesana da Pascom, Natalia Zimbrão conduziu os trabalhos, colocando em votação a proposta da realização do Muticom de forma on-line, devido à necessidade de manter o distanciamento social. A proposta foi aprovada e o Muticom será on-line, organizado pelos agentes do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino com apoio da Comissão Diocesana. Ela, com apoio de outros assessores diocesanos, apresentaram alguns esclarecimentos sobre a Pascom e vários agentes colocaram a necessidade de formação técnica sobre equipamentos que podem ser usados para melhorar, principalmente a qualidade do som. Ficou acertado que será realizado alguns encontros com este tipo de formação.