Paróquia São Judas Tadeu celebra seu 10 anos de fundação

Clique na imagem e veja outras fotos

No dia 21 de fevereiro, a Paróquia São Judas Tadeu, na Mosela (Petrópolis), celebrou seus 10 anos de fundação, com Missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira, que convidou os paroquianos a, nesta comemoração, renovar o seu compromisso com a comunidade e valorizar ainda mais a Eucaristia.

A Missa foi concelebrada pelo pároco, Padre Rogério Dias, e pelo vigário paroquial, Padre Lucas Thadeu. Participaram da celebração o Diácono Luciano Schmidt, seminaristas, religiosas e diversos paroquianos.

Durante sua homilia, Mons. José Maria indicou que celebrar esses 10 anos de fundação da paróquia representa renovar o compromisso com a comunidade, valorizando também sua história. “A comunidade São Judas Tadeu começou há cerca de 70 anos, já se reunia, já rezava. Nós somos frutos de uma história e, hoje, ao celebrar 10 anos de Paróquia, deve-se renovar no coração de cada um de nós, especialmente dos paroquianos, o compromisso e fazer um exame de consciência: como estou levando essa história?”.

“Se estamos aqui hoje, pessoas fortes na fé batalharam, dedicaram momentos da sua vida para essa comunidade, rezaram muito, trabalharam muito para que essa comunidade estivesse viva”, afirmou, ao ressaltar que “quem plantou a base foram os franciscanos, por isso, a eterna gratidão dessa comunidade a eles”. Mons. José Maria recordou ainda a presença “marcante de Frei Aniceto” que construiu a igreja de São Judas Tadeu.

“Não podemos ter uma mente que esquece o passado. Temos que ter gratidão às pessoas mais velhas. Temos que valorizar, respeitar e amar aqueles que nos deram o presente e que viveram uma vida de doação para a Igreja”, completou.

Além disso, o Vigário Geral assinalou que não basta olhar para o passado, mas também para o futuro e, nesse sentido, recordou que a Diocese de Petrópolis vive o Ano Missionário. Por isso, disse, “celebrar 10 anos deve despertar no coração de cada um de nós uma vontade maior de que mais pessoas estejam aqui”.

“A cada um de nós deve incomodar que aquele vizinho, aquela pessoa que eu conheço ainda não esteja aqui para que seu coração seja inundado pela graça de Deus. Se isso não nos incomodar, estamos mal. Não podemos ser cristãos apáticos, satisfeitos com os que estão na Igreja”, afirmou, destacando que “quem encontrou Cristo, não pode guardar para si, tem que levar para outras pessoas”.

Outro convite feito por Mons. José Maria foi para que se valorize sempre mais a Eucaristia, “o centro da comunidade”. Segundo ele, ao celebrar os 10 anos de Paróquia, deve-se pensar que “foi-nos dado a graça de ter maior presença da Eucaristia, um número maior de celebrações da Santa Missa”, por isso, “temos que fazer um exame de consciência: Estamos valorizando isso? A Eucaristia passou a ter mais valor para nossa vida?’”.

Por fim, destacou que a Eucaristia é o “sacramento da unidade, primeiro com Deus e depois com os outros”. Desse modo, falou sobre a importância de se viver esta unidade entre os membros da Paróquia, pois “a importância da Eucaristia é que significa e realiza a unidade que a Igreja espera dos filhos. Somos família dos filhos de Deus”.

A celebração dos 10 anos da Paróquia da Mosela também foi marcada pelo retorno de uma fiel à Igreja Católica, a qual, após alguns anos afastada, preparou-se com a ajuda de Irmã Verônica, das Irmãs Franciscanas de Santa Maria dos Anjos. Nesse mesmo dia, renovou a sua profissão de fé, recebendo dos padres e da comunidade um abraço de boas-vindas de volta à Igreja.

Ao final da celebração, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização no salão paroquial, o qual contou com uma mensagem de Dom Filippo Santoro, que foi bispo da Diocese de Petrópolis e criou a Paróquia São Judas Tadeu da Mosela. O agora Arcebispo de Taranto (Itália) recordou a fundação desta Paróquia e enviou sua bênção a todos os paroquianos.