Paróquia São José do Itamarati celebra 50 anos de sua criação

Clique e veja outras fotos

Depois de um ano de preparação, a Paróquia São José do Itamarati celebrou com grande estilo o seu Jubileu de Ouro, 50 anos de sua criação, com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e concelebrada pelo pároco, Monsenhor José Maria Pereira, atual Vigário Geral da Diocese e por outros sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão lembrou a origem da comunidade do Itamarati, ressaltando que os primeiros habitantes foram os índios Coroados e posteriormente, com a elevação de Petrópolis a cidade, vieram os alemãs, italianos, portugueses e tantos outros povos e migrantes que construíram o bairro Itamarati. O bispo diocesano chamou atenção para a principal característica do bairro, que é ser operário e por isso, o padroeiro da igreja, construída no terreno doado pelo casal Ottavio Montagna e Angelina Amicabile, foi escolhido São José. (Ouça a homilia na íntegra)

No inicio da missa, Monsenhor José Maria Pereira falou sobre a história da Paróquia, desde o inicio das obras de construção da Capela São José, cuja planta está registrada na data de junho de 1931. Ele lembrou que no dia 6 de julho de 1969, às 10h, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra deu posse ao primeiro pároco da Paróquia, Padre Leonardo.

Monsenhor José Maria ressaltou ainda a presença dos franciscanos, que por muitos anos trabalharam na comunidade do Itamarati, mesmo antes da construção da Capela São José. Entre os frades menores que passaram pela comunidade está o Cardeal Dom Evaristo Arns. A comunidade franciscana foi representada pelo Frei Fernando, que ao final da missa recebeu das mãos do bispo diocesano uma lembrança pelo trabalho dos franciscanos na comunidade.

Além de Dom Gregório Paixão, Monsenhor José Maria e Frei Fernando, estiveram na missa concelebrando, Padre Anderson Machado Rodrigues Alves e Padre Rafael Soares, ambos nascidos na Paróquia do Itamarati. Outro sacerdote de origem da paróquia, Padre Moises Furtado, que está na Itália fazendo um curso, enviou uma mensagem de áudio que foi transmitida ao final da missa.

Padre Francisco Montemezzo, ex-pároco do Itamarati também esteve presente na missa e concelebrou. Ele trabalhou na comunidade por mais de 20 anos e ao final da missa, entregou uma homenagem ao senhor Armando, primeiro secretário contratado da paróquia.

No final da celebração houve outras homenagens, uma delas entregue ao senhor Monclair, neto do casal que doou o terreno para construção da igreja. A Paróquia homenageou todas as pessoas batizadas na pessoa da senhora Adriana Bastos, batizada em 1971 e uma das primeiras catequistas da Paróquia, a senhora Iracema Meira. Também os catequisandos foram homenageados na pessoa da senhora Luciene Vecchi, que participou da primeira turma de catequese em 23 de novembro de 1969 e a Maria Alice Júlio que foi uma das primeiras pessoas a serem crismadas na Paróquia em 1969.

Um comentário em “Paróquia São José do Itamarati celebra 50 anos de sua criação

• 9 de julho de 2019 em 13:12
    Permalink

Festa muito bonita! Gostaria de saber como consigo o vídeo com a parte da homenagem ao meu pai na missa do último sábado, em função do Jubileu. Obrigado!

Resposta