Missa dos Santos Óleos celebrada na Catedral de Petrópolis

Clique na imagem e veja outras fotos

O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, respeitando todas as orientações sanitárias, celebrou com os padres diocesanos e religiosos a Missa dos Santos Óleos, usados para administração do sacramento do Crisma, Unção dos Enfermos e Batismo. A missa aconteceu na Catedral São Pedro de Alcântara, às 9h, deste sábado, dai 27 de junho, com transmissão online para toda Diocese, por meio dos canais de comunicação da Pascom da Catedral.

Pela primeira, a Missa dos Santos Óleos foi celebrada sem a presença dos fiéis, apenas com algumas pessoas conforme orienta o rito litúrgico. Os padres e todos que ajudaram na missa estavam de máscaras e sentados separadamente, respeitando a distância de um metro e meio e com uso álcool gel na entrada da igreja e, antes e depois, durante a comunhão.

A Missa dos Santos Óleos, conforme a liturgia católica, é celebrada sempre na manhã da quinta-feira santa e este ano, por causa da pandemia causada pelo Covid-19 foi suspensa, assim como todas as missas. Por conta disto e seguindo a orientação do Papa Francisco, a Missa dos Santos Óleos foi celebrada somente agora por causa da necessidade pastoral para benção dos óleos a serem usados nos sacramentos.

Durante a missa, como define o rito litúrgico, os sacerdotes renovaram os votos de obediência feitos no dia da ordenação sacerdotal. Ao final da missa, Dom Gregório Paixão agradeceu aos padres pelo empenho e dedicação deles, principalmente durante este momento da pandemia. Ele afirmou que ficou orgulhoso pelo trabalho que casa um tem realizado no cuidado com o povo e com as aqueles que necessitam da ajuda e apoio da Igreja.