Dona Ruth Sampaio homenageada nas comemorações dos 70 anos do Seminário Diocesano

Dona Ruth Maria Rangel Sampaio Fernandes participando da Missa na Catedral de Petrópolis

Dom Gilson e um dos sobrinhos de Dona Ruth

A comemoração dos 70 anos de fundação do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino foi marcada por momentos de grande alegria e agradecimento a Deus. Um destes momentos aconteceu, no terceiro dia do Tríduo, 22 de março, quando a direção do Seminário homenageou a ex-secretária da Instituição, Dona Ruth Maria Rangel Sampaio Fernandes, aproveitando a presença de Dom Gilson Andrade da Silva, bispo Coadjutor de Nova Iguaçu e ex-reitor do Seminário, que por muitos anos conviveu com ela e foi seu diretor espiritual, sendo o último sacerdote a visita-la antes de seu falecimento, no dia 29 de maio de 2017.

A sala da secretaria do Seminário, que recebeu seu nome logo após seu falecimento, ainda não havia sido nomeada oficialmente e o atual direção do Seminário decidiu tornar a homenagem oficial colocando uma placa na entrada da sala. “Com esta placa, a sala fica oficial denominada Secretaria Dona Ruth. Um reconhecimento do Seminário e da Diocese pelos trabalhos realizados por ela”, afirmou Padre Luiz Henrique, agradecendo a presença dos familiares da Dona Ruth.

Dom Gilson Andrade não escondeu sua emoção, lembrando toda a dedicação de Dona Ruth ao Seminário e aos seminaristas. “Ela tinha uma grande amor pelo Seminário e quando se aposentou viveu os últimos anos de sua vida na busca pela santidade”, comentou Dom Gilson, lembrando alguns aspectos da vida dela, principalmente seu trabalho no Seminário.

A máquina de escrever, o livro de registro e a pantufa

Além da placa na porta da Secretaria Dona Ruth, foi colocado em exposição durante as comemorações alguns objetos usados por ela ao longo de seu trabalho no Seminário, iniciado no final da década de 1970 até sua aposentadoria no ano de 2012. Estavam em exposição a máquina de escrever, pantufas que usava na sala para preservar o piso, os livros de registro dos alunos do seminário, assim como fotos e outros objetos.

Na homenagem a Dona Ruth Maria Rangel Sampaio Fernandes, ao final desta matéria, reproduzimos a entrevista que o Padre Alexandre Brandão fez com ela e também a missa em ação de graças pelos anos dedicados ao Seminário, naquele ano, celebrada pelo então reitor, Padre Rogério Dias.

Assista a entrevista com Dona Ruth feita pelo Padre Alexandre Brandão

Missa de Ação de Graças pelos serviços prestados por ela no Seminário