Dom Paulo Machado no segundo dia do Tríduo dos 70 anos do Seminário

Clique na imagem e veja outras fotos

O segundo dia do Tríduo de preparação para comemoração dos 70 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, no dia 25 de março, foi marcado pela alegria com a presença do ex-aluno, ex-professor, ex-reitor, Dom Paulo Machado, Bispo da Diocese de Uberlândia. “Sinto sempre saudade do Seminário, uma saudade boa, pois aqui vivi momentos de grande alegria e sempre penso no Seminário”, afirmou, não escondendo sua emoção.

A missa foi celebrada após a Adoração ao Santíssimo realizada pelos seminaristas e conduzida pelo Padre Anderson, com a presença de fiéis de várias paróquias. A semana no Seminário tem sido marcada pela presença de ex-reitores e na noite de hoje não será diferente, pois último dia do Tríduo será conduzido pelo Bispo Coadjutor de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, que também vai conduzir a Via Sacra, antes da missa, às 19h30.

Em sua homilia, Dom Paulo Machado lembrou de sua passagem pelo Seminário, que começou ainda quando era criança e teve a oportunidade de fazer todo primário e segundo grau, hoje ensino fundamental e médio, e depois cursar Filosofia e Teologia. Lembrou os seis primeiros meses de seu sacerdócio em Santo Aleixo e depois sua passagem como pároco em Nossa Senhora das Dores, Areal.

Durante sua homilia, Dom Paulo Machado ressaltou a importância do Seminário na formação de todos que por ali passaram mesmo aqueles que não foram ordenados. “O seminário nos formou e a formação primeira é para ser homens cristãos”, afirmou, destacando que muitos sentem saudades do Seminário.

Segundo Dom Paulo, a Palavra Divina e os Sacramentos deve ajudar o cristão a viver uma vida diferenciada, fazendo a diferença no mundo. O Bispo de Uberlândia ressaltou ainda que o padre precisa ter sensibilidade com a dor do outro. Na sua opinião, não é possível ser padre sem esta sensibilidade, frisando que o padre não é um profissional do sacerdócio.