Diocese participa da Assembleia Regional do Leste 1

Igreja no Estado do Rio priorizará as famílias, as juventudes e os pobres em sua Ação Evangelizadora

Os delegados presentes na 18ª Assembleia do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Leste1/CNBB) aprovaram por unanimidade, no dia 23 de novembro de 2019, o texto com as Pistas de Ação Pastoral que norteará a missão evangelizadora da Igreja no Estado do Rio de Janeiro.

A Diocese de Petrópolis marcou presença da Assembleia, sendo representada pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, o vigário geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, o padre Jovane Carmo, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e Conselho Missionário Regional (Comire), Rodrigo Alberti, coordenador Diocesano de Pastoral, e o reitor do Seminário Diocese e coordenador da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil do Regional (OSIB Regional), Padre Luiz Henrique e as leigas Maria Beatriz e Cássia Silva.

O grande intuito das dioceses do Regional será fomentar verdadeiramente Comunidades Eclesiais Missionárias. E para isso quer evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana.

Leia abaixo na íntegra o Documento com as Pista de Ação para o Regional Leste 1.

PISTAS DE AÇÃO PARA O REGIONAL LESTE 1

MISSÃO: Evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana.

VISÃO: Fomentar a criação de Comunidades Eclesiais Missionárias

AÇÕES:

– Criar, Fortalecer e Animar os Conselhos Missionários em nível Regional, Diocesano, Paroquial e de Seminaristas, em vista da construção de redes de Comunidades Eclesiais Missionárias.

– Promover a formação dos fiéis cristãos leigos e leigas, a fim de favorecer o seu protagonismo nos diversos setores da vida pública e eclesial, com especial destaque para a Doutrina Social da Igreja, e atenção ao ecumenismo e diálogo inter-religioso.

– Considerar, na formação inicial e permanente dos presbíteros e diáconos, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, as temáticas das Campanhas da Fraternidade e os desafios relevantes.

– Mapear, integrar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas sociais das Igrejas Particulares em vista da Campanha da Fraternidade 2020.

– Proporcionar o apoio do Secretariado do Regional Leste 1 para a recepção e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do Programa Missionário Nacional e da Campanha da Fraternidade, valorizando a importância do Regional para a comunhão pastoral.

Tenha acesso as palestradas da Assembleia: https://drive.google.com/drive/folders/1ty55gdT2s9TDIO6RoVuHd9CbF7JOsHdN

Fonte: Assessoria de Imprensa: Adielson Agrelos (21) 98098- 9178