Conselho Pastoral realiza reunião virtual

O Conselho Pastoral Diocesano (CPD) se reuniu pela primeira vez este ano e de forma virtual, com a participação de cerca de 90 pessoas representando as paróquias, pastorais e movimentos. O trabalho de caridade da Diocese, realizado por meio das paróquias, movimentos e pastorais, foi o tema central da reunião com apresentação de diversas iniciativas e atendimentos realizados as famílias que estão em situação de risco social. A Diocese já distribui mais de 11 mil cestas básicas.

Em todas as intervenções realizadas, constatou-se o aumento de famílias que estão buscando as paróquias para receber cesta básica, além de outras ajudas. O número crescente de família em situação de risco social é uma preocupação da Igreja, como sinalizou o bispo diocesano, sendo confirmado por lideranças paroquiais, principalmente pela dificuldade em atender a todas as pessoas que buscam ajuda nas paróquias.

A reunião virtual foi aberta pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, agradecendo a participação de todos e falando sobre os desafios enfrentados durante estes três meses e meio em que o Brasil vive a crise causada pelo Covid-19.

Dom Gregório Paixão disse que é uma graça “podermos nos comunicar pelas plataformas digitais”, ressaltando que, por meio de transmissões online foi possível levar a todos a santa missa, momentos de oração e encontros de formação. “Durante este período estamos unidos pelo coração e atuando para que o trabalho não pare”, ressaltou o bispo, lembrando as mais diversas atividades das paróquias.

Além da crise do Covid-19, o bispo chamou atenção para os problemas que o Brasil vem enfrentando no campo político, falando da dificuldade de entendimento entre o governo federal, estadual e municipal. Dom Gregório Paixão ressaltou, no entanto que, a falta de entendimento governamental não impediu e não pode parar os trabalhos caritativos da Igreja e por isso agradeceu o empenho de todos em ajudar as pessoas que necessitam e buscam ajuda.

O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Rodrigo Alberti, que conduziu a reunião junto com o bispo, destacou ser um momento difícil para todos, “mas, ao mesmo tempo de fortes iniciativas e com as paróquias estão se adaptando aos novos tempos”. Ele destacou que os trabalhos não foram paralisados e que se buscaram novas formas de atuação.

Padre Rodrigo Alberti chamou atenção para o fato de “nunca rezamos tanto, com iniciativas inovadoras com uso da internet para momentos fortes de oração em família”.

Durante a reunião foram muitos os comentários sobre a oração em família, quando diversas pessoas conseguiram se reunir e rezar juntos e muitos ainda transmitindo online. Elogiaram a iniciativa dos padres com missa e momentos de formação e oração pela internet e o apoio da Pastoral da Comunicação aos eventos online, principalmente na transmissão da missa.