Comunidade da Vila Muqui festeja Nossa Senhora de Lourdes

A Comunidade da Vila Muqui em Teresópolis, que pertence à paróquia de Santa Teresa celebrou neste sábado, 11 de fevereiro a padroeira Nossa Senhora de Lourdes. A festividade contou com procissão, coroação de Nossa Senhora e Missa celebrada pelo pároco, padre Fabiano.

Os católicos da Vila Muqui e Paineiras têm se reunido no “Espaço Nossa Senhora de Lourdes”, montado para acolher as celebrações Eucarísticas e demais eventos da comunidade, mas já há algum tempo existe a movimentação para a construção da Capela definitiva, e que foi um dos pedidos do Padre Fabiano antes mesmo de iniciarem a procissão.

Padre Fabiano lembrou do privilégio que é celebrar Nossa Senhora nesta época que a Igreja celebra de forma extraordinária o Ano Mariano, em comemoração aos  300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, resultado na devoção à padroeira do país. O padre ainda lembrou que a comunidade da Vila Muqui é a única da paróquia dedicada a Nossa Senhora, e isto também era um motivo de alegria, por poder celebrar a Mãe do Senhor em uma data especial.

Ainda em sua homilia, o padre assinalou que devemos nos relacionar com Maria como nossa Mãe, pois Jesus a entregou para toda a humanidade enquanto mãe, para cuidar de nós e também para nos relacionarmos com ela. Ressaltou que ela sempre será Senhora e Rainha, mas antes de tudo ela é Mãe, e por isso esta presença materna nos dá tranquilidade também para quando precisarmos nos aproximar de Deus, uma vez que a figura da Mãe tranquiliza e nos deixa a vontade.

Sobre as aparições da Virgem, padre Fabiano ainda frisou que em todas o que há em comum é o chamado de Maria para nos aproximar de Jesus, e nunca uma exaltação a ela; em especial a Lourdes, contou como exemplos de curas demonstram o cuidado de Deus para com todos que se aproximam com fé, contando ainda um pouco da história da aparição e da jovem Bernardete.

Após o encerramento da celebração, as crianças da comunidade, vestidas de anjinhos fizeram a coroação de Nossa Senhora, para alegria da comunidade e de forma especial dos pais presentes, mostrando que em torno da figura materna de Maria todos nós nos aproximamos enquanto comunidade de fiéis que quer seguir a Jesus.