
“Durante estes dias de visita pastoral, encontrei muitas situações de tristezas que marcaram profundamente, mas também encontrei muitos sinais de esperança, sinais da presença do Senhor Jesus”, afirmou Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano de Petrópolis.
Rogerio Tosta Ascom / Diocese de Petrópolis
Esta experiência ele viveu entre os dias 27 e 31 de março, no Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, durante a visita pastoral, que foi, na verdade, uma experiência do que é a ‘Sinodalidade’.
Durante os cinco dias da Visita Pastoral, Dom Joel tornou realidade o tema do Sínodo dos Bispos: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, pois, ao longo deste período, dialogou com vários grupos, ouvindo e se fazendo próximo de cada um.

Com o entusiasmo de um pastor em missão, superando o cansaço e as distâncias, o bispo diocesano, ao falar da importância de nos colocarmos como Igreja ouvindo, deu testemunho, ouvindo cada pessoa durante os encontros e manifestando sua alegria pelo testemunho de cada um.
Destacando em vários momentos a necessidade urgente de sermos uma igreja em saída, sem perder sua identidade, Dom Joel falou sobre a importância de ser uma igreja em missão, de ir ao encontro do outro, de estar com as portas das igrejas abertas, de caminharmos juntos, em comunhão, para superar os desafios atuais do nosso mundo, que, nos últimos anos, sofreu e sofre uma grande mudança.
Durante a visita pastoral, manifestou preocupação com o acolhimento nas igrejas, afirmando para os colaboradores a importância do trabalho deles, que deve ser visto como uma missão dentro do processo de evangelização. Entusiasmado com o que viu e ouviu, pelos muitos sinais de esperança, mesmo em meio a tanta dor e sofrimento, Dom Joel chamou atenção para o fato de que, em muitos lugares por onde passou, sempre ouviu com alegria e saudade o nome de um sacerdote, Padre Quinha.
Ao constatar a força, o exemplo e o testemunho deste sacerdote, Dom Joel afirmou que “se apenas um homem, um sacerdote, foi capaz de fazer tanto e deixar um grande legado, o que não podemos fazer se caminharmos juntos”.

Veja as matérias sobre a Visita Pastoral:
1º dia da Visita Pastoral de Dom Joel ao Decanato Nossa Senhora do Amor Divino
1º dia Visita Pastoral: Dom Joel conhece projetos da Escola Padre Quinha
1º dia Visita Pastoral: Dom Joel visita o Lar Nossa Senhora das Graças
2º Dia da Visita Pastoral: CEI Nossa Senhora da Glória celebra a presença de Dom Joel
2º dia da Visita Pastoral: Com música e alegria, creche de Nogueira recebe Dom Joel
2º dia da Visita Pastoral: Dom Joel conhece projetos do Lar São João de Deus
3º Visita Pastoral: encontro com membros dos conselhos econômicos/administrativos
4º dia Visita Pastoral: Dom Joel celebra missa para participantes de encontro no Seminário Diocesano
4º dia da Visita Pastoral: Dom Joel se reúne com jovens no encontro vocacional
4º dia da Visita Pastoral: Dom Joel encontra representantes dos CPPs das paróquias do Decanato
5º dia Visita Pastoral: Dom Joel se encontra com os padres do Decanato Nossa Senhora do Amor Divino