1º dia da Visita Pastoral de Dom Joel ao Decanato Nossa Senhora do Amor Divino

Dom Joel celebrou a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Hospital Alcides Carneiro

O bispo diocesano Dom Joel Portella Amado iniciou, na quinta-feira (27), a Visita Pastoral ao Decanato Nossa Senhora do Amor Divino. A programação, que se estende até o dia 31 de março, inclui encontros com o clero, visitas a instituições e diálogo com colaboradores das comunidades paroquiais.

Ao longo dos cinco dias, Dom Joel se reúne com padres, diáconos e colaboradores das paróquias, além de visitar locais específicos, como unidades de ensino e assistência social. Segundo o bispo, esta edição da visita tem um formato diferente, pois está sempre presente nas paróquias e de alguma forma conhecendo a realidade paroquial.

– Esta não é uma visita pastoral como todos conhecem, que é feita por paróquia. Neste ano, decidi fazer por decanato, ao contrário da visita pastoral tradicional”, explicou Dom Joel. O objetivo, segundo ele, é compreender de forma mais ampla a realidade da região, e não apenas das comunidades individualmente.

O encontro de Dom Joel com as crianças atendidas no espaço do Centro Educacional Pró-Saber

Logo no primeiro dia, Dom Joel visitou a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido no Centro Educacional Pró-Saber e manifestou alegria ao perceber que a memória do Pe. Quinha continua viva no projeto.

Na parte da tarde, o bispo esteve no Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas. A instituição acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, e o trabalho desenvolvido ali impressionou Dom Joel, especialmente pela presença da comunidade católica, com apoio dos padres do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino.

Ainda no mesmo dia, o bispo visitou o Hospital Alcides Carneiro, onde conheceu as instalações da unidade e esteve com o secretário municipal de Saúde, Luis Cruzick. Acompanhado do padre Rodrigo Alberti e do monsenhor Geraldo Policarpo — reitor e pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Amor Divino — Dom Joel celebrou missa na Capela Nossa Senhora Aparecida do hospital.

Durante a homilia, o bispo ressaltou a vocação de quem atua na saúde, destacando o desafio de lidar com a dor todos os dias. “É uma missão difícil, mas também um sinal de esperança”, afirmou. A celebração teve a participação da Pastoral da Saúde de Corrêas, incluindo a coordenadora diocesana, Vera Troyack.

O dia foi encerrado com um encontro com os colaboradores das paróquias de Corrêas, Nogueira, Araras, Itaipava, Madame Machado e Pedro do Rio. Em clima descontraído, o bispo ouviu relatos sobre a atuação nas comunidades, acolheu sugestões e apresentou propostas.

O primeiro dia da Visita Pastoral terminou com o encontro com os colaboradores das paroquiais

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: