UCP recebe professor do Uruguai no curso de pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial

Um debate sobre os desafios da Logoterapia no mundo contemporâneo, dentro das empresas, na educação e na família, norteou o curso de pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial da Universidade Católica de Petrópolis, que recebeu no fim de semana o psicoterapeuta do Uruguai, Alejandro de Barbieri. Realizada no campus Benjamin Constant, a aula especial foi ministrada pelo professor da Universidade Católica de Montevidéu, que esteve pela primeira vez na Cidade Imperial.

“Ficamos muito felizes em receber o professor Alejandro, que é um psicólogo, pesquisador e psicoterapeuta na área da Logoterapia. É interessante esse enfoque, pois embora a palavra Logoterapia possa sugerir a ideia de um trabalho apenas na área clínica, trata-se de um conhecimento teórico da psicologia. Uma teoria proposta por Viktor Emil Fankl, um psiquiatra austríaco também formado em Filosofia, que nos deixou esse legado que pode ser aplicado a qualquer área do conhecimento. Porque onde tem ser humano é necessário revitalizar o sentido do seu viver”, destacou a coordenadora do curso, professora Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte.

O curso de especialização da UCP teve início há dois anos e aborda as questões da Logoterapia, que é a psicologia que dá o sentido da vida. Realizada pela Universidade Católica de Petrópolis em parceria com a Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (Alvef) de Curitiba, a pós debate assuntos como valores, família, relacionamentos, educação, motivação, entre outros.

“Nessa aula falarei da loucura do cotidiano que vivemos hoje, de cuidar dos vínculos em um mundo apático. Vivemos na era da solidão, do vazio existencial. Vamos falar de ações preventivas nas relações da família, das escolas e que trabalhem com os pais. O drama de hoje é que os filhos não são adultos. É um mundo sem adultos, com adultos teimosos como crianças. São crianças cuidando de crianças. E vamos falar das empresas. Hoje vivemos cansados, trabalhamos cansados, fazemos tudo cansados. Uma sociedade cansada. Que trabalha como zumbi. Trabalha pelo trabalho, para produzir. Mas sem rendimento e sem a realização”, explica Alejandro de Barbieri.

Com mais de 170 palestras sobre o assunto para aproximadamente 15 mil pessoas na Colômbia, Argentina e Uruguai, Alejandro treina em psicólogos a sensibilidade ética e humana para uma “logoatitude”, uma atitude que dá sentido para trabalhar com os pais as relações com seus filhos. O psicoterapeuta também difunde a teoria e essa forma de ver a vida – nas empresas, na família e na educação – nos seus programas de rádio, TV e também no aplicativo Aledebarbieri, criado com esse objetivo. Os temas também são abordados nos três livros publicados do psicoterapeuta: Educar sem culpa, O que cura é o vínculo e Economia e Felicidade.