Setor Juventude promove encontro para lideranças e assessores

O Setor de Juventude da Diocese de Petrópolis promoveu, entre os dias 2 e 4 de outubro, o primeiro encontro de lideranças jovens, assessores e coordenadores, reunindo mais de 100 pessoas, entre jovens e adultos.

O encontro aconteceu no Sítio São José Oriente, em Secretário, Decanato Nossa Senhora do Amor e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e diversos padres diocesanos, além do diácono Janderson Ferreira de Souza e seminaristas.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

O Encontro começou na sexta-feira, dia 02, e o  primeiro tema abordado foi  Renovação e Avivamento Espiritual e Pastoral ministrado pelo seminarista Toni. Ele falou da necessidade da renovação  espiritual e na estrutura de trabalho passando de uma pastoral de conservação para uma pastoral  missionária. Após a pregação, aconteceu um momento da partilha, onde os participantes puderam falar sobre a expectativa do encontro e sobre o tema da pregação.

No sábado, as atividades começaram com a oração das laudes em seguida missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão. Ele mais uma vez expressão sua alegria e em estar junto aos jovens, frisando que a Igreja depende deles, da juventude e de sua alegria.

Durante a homilia, Dom Gregório Paixão ressaltou que os assessores, líderes paroquiais e coordenadores diocesanos estavam no encontro, pois foram convidados por Jesus a terem a alegria dos apóstolos e como eles, estavam em vigília para não se perderem ao longo do caminho.

Após a Missa, o seminarista Gabriel apresentou o projeto Jovens discípulos. O projeto consiste em uma formação de jovens pregadores que ao final do curso, estarão aptos a palestras para outros jovens. Os participantes voltaram a se reunir em grupos, desde vez por decanato para discutir o projeto e como colocar em prática (local, data e coordenação).

A tarde de sábado, os participantes foram divididos em dois grupos: liderança jovem e assessores.

O Grupo Líderes Jovens tiveram uma  pregação ministrada pelo Padre Guilherme Silva, Vigário Paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Piabetá cujo tema foi: Formação integral – o que é, necessidade e como fazer. Após a pregação os jovens dividiram-se por  decanato para partilhar sobre a formação integral nas paróquias.

Após a partilha eles participaram da palestra com Rodrigo Moco da Oficina de Valores, que falou sobre como Formar a estatura de Cristo (maturidade, sentimentalismo e sexualidade). A ideia for expor o problema da ausência de uma formação adequada por faixa etária, a resistência dos jovens em passar de uma etapa para a outra na formação e das dificuldades em se encontrar novas lideranças e de ter jovens mais comprometidos e responsáveis.

O grupo de assessores se reuniu  na Casa Rosa e participaram de uma formação com Padre Luiz Henrique, Assessor Diocesano do Setor Juventude,  sobre o tema qual o Papel do assessor. Após a pregação os assessores dividiram-se também por decanato  para partilhar como está acontecendo o papel deles mas paróquias fazendo uma radiografia.

Depois da partilha por decanato, eles participaram de uma pregação com padre Leandro Libânio, Administrador Paroquial de São José do Itamarati, que falou sobre a Pedagogia do acompanhamento do Assessor.

As atividades de sábado terminaram com a Adoração ao Santíssimo conduzido pelo Diácono Janderson.

O Ultimo dia do encontro iniciou com a oração das Laudes, após o seminarista Tony falou sobre a perseverança e Diretrizes do  Setor Juventude, inserção paroquial. Os jovens dividiram-se por decanato para discutir as Diretrizes e quais as paróquias colocaram em pratica.

Pe. Luiz Henrique explicou o Projeto Rota3600 – 300 anos de bênçãos com a Mãe Aparecida, Juventude e missão, fez a apresentação do projeto e da cartilha e ressaltou os Eixos de Ação Pastoral, Missão, Capacitação de assessores e estrutura de acompanhamento (setor Juventude).

Sobre a Peregrinação da Imagem, de Nossa Senhora Aparecida que já está na Diocese, ele ressaltou que os jovens em conjunto com a Liga católica, são os responsáveis pelo acompanhamento, cuidando da programação nas paróquias, e afirmou ainda que nas paróquias que não tem a liga católica, os jovens devem cuidar da programação.

Na missa de encerramento celebrada pelo Padre Luiz, ele pediu aos jovens que testemunhassem com sua vida, incentivando a vocação, seja sacerdotal, religiosa ou matrimonial e pediu para os jovens casais para testemunhar a beleza de se viver uma vida matrimonial , superando as dificuldades juntos e terminou a homilia dizendo: “A Juventude é nossa, para o nosso Trabalho”.

No final da missa, Padre Luiz fez o envio de dois jovens que em janeiro partem em missão de férias para Rondônia, um projeto promovido pela Arquidiocese de Niterói.