Diocese, Notícias › 14/12/2020

Setor Juventude da Diocese prepara calendário para 2021

O Setor Juventude da Diocese de Petrópolis esteve reunido em assembleia virtual, no dia 12 de dezembro, quando foi apresentado o calendário para 2021 e homenagearam jovens que morreram devido ao Covid-19. O coordenador diocesano do Setor Juventude, Padre Luiz Henrique Veridiano, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, explicou que a assembleia foi virtual para manter a segurança sanitária, pois muitos jovens e representantes paroquiais teriam que se deslocar de outros municípios para o Seminário.

No início da Assembleia, os participantes foram informados que o Dia Mundial da Juventude foi mudado pelo Papa Francisco e não será mais no Domingo de Ramos, mas, no Domingo de Cristo Rei. Em comemoração ao Jubileu dos EAC’s na Diocese, acontecerá entre os dias 24 a 26 de setembro um evento.

No dia 22 de maio acontecerá o encontro dos Jovens Conectados e os jovens da Diocese estão convidados. Outra informação é que estão abertas as inscrições para os cursos da UNISAL, faculdade em São Paulo que oferece cursos teológicos ligados a CNBB e a Pastoral Juvenil, possibilitando o aperfeiçoamento para o serviço de evangelização.

Padre Luiz Henrique voltou a afirmar que o trabalho com a juventude é feito seguindo três eixos: Espiritualidade – é preciso levar os jovens para Deus; Formação – tivemos bons resultados com a Escola de Evangelização da Juventude que será retomada no próximo ano e uma das opções é que seja online; Missão – é preciso continuar esse trabalho, mantendo os encontros e missões nos calendários paroquiais.

A reflexão para os participantes da Assembleia foi apresentada pelo seminarista Kayo refletindo sobre os trabalhos e mudanças em meio a Pandemia. Ele utilizou a passagem do Evangelho de Mateus 14,22 mostrando que no meio das dificuldades Jesus vem caminhando por cima de tudo e não podemos deixar o medo tomar conta já que Deus também se encontra nas dificuldades. De acordo com o Seminarista, se desviarmos o foco do Senhor, assim como Pedro vamos nos afogar, mas ele recorre a Jesus que o salva.

O Papa Francisco, lembrou Kayo, disse a juventude no começo da Pandemia: “O início da fé é reconhecer-se necessitado da salvação”. Essas duas reflexões vêm para nos mostrar que em meio ao momento que vivemos, com tantos medos e incertezas, precisamos ser completamente dependentes de Deus. “É hora de aproveitar esse momento de dificuldade para confiar totalmente em Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os Santos tiveram dificuldades, mas usaram como oportunidades para amar ainda mais a Deus, já que Ele é a própria fonte da esperança. Eles não pararam diante do medo, deram passos para superá-los, sempre com o olhar direcionado para aquele que é dono de nossas vidas. Precisamos oferecer para a Igreja tudo que somos, ainda que pareça pouco fazer os eventos online é o que podemos no momento e Deus sabe disso então para Ele é muito. Precisamos continuar pois isso é o gesto de amor que Ele espera de nós”.

Ao final da reflexão, o seminarista Kayo apresentou o calendário para 2021: 12 a 16 de Fevereiro – Retiro de Carnaval; 15 de Maio – Pré-Congresso da Juventude; 16 – Congresso da Juventude; 7 de Agosto – Romaria Diocesana; 5 de Setembro – Campeonato de Coroinhas; 2 de Outubro – Pré-Adorai; 3 de Outubro – Adorai; 21 de Novembro – Dia Mundial da Juventude.

Os jovens homenageados durante a Assembleia foram: José Carlos, s conhecido como Pacote que estava como Assessor do Acampamento Juvenil; Arthur, coordenador do Cursilho Jovem, além de um músico participativo em vários encontros da nossa diocese; Leandro, cantor do Fruto de Medjugorje, que conduziu e prestigiou vários dos nossos eventos com seus talentos.

* campos obrigatórios.