Semana Santa em São José do Vale do Rio Preto

20 04 2017 Semana Santa em São José
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A Paróquia de São José, em São José do Vale do Rio Preto, viveu uma intensa semana Santa, desde o domingo de Ramos até as celebrações do Tríduo Pascal.

Centenas de fiéis compareceram as celebrações e puderam vivenciar com muita fé, devoção e amor a liturgia da Paixão, morte e ressureição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na Quinta feira Santa, a Missa de Lava Pés foi marcada pelo gesto humilde de Jesus que lava os pés dos discípulos, sendo assim, o Pároco, Padre João Rosa lavou também os pés das crianças da Catequese seguindo o exemplo que o próprio Jesus nos deixou.

Após a trasladação do Senhor para a Capela, os paroquianos seguiram pelas ruas da cidade na Procissão do Fogaréu recordando a traição de Judas e o cortejo dos soldados com Jesus rumo às autoridades.

Na Comunidade do Pouso Alegre também aconteceu a Santa Missa celebrada pelo Padre Vidal.

Na Sexta Feira Santa às 15h houve a celebração da Paixão e Morte de Jesus, os paroquianos e visitantes lotaram a Quadra do Centro Pastoral e participaram com muita devoção da liturgia deste dia.

Após a celebração houve a encenação do Teatro da Paixão e por fim a Procissão com o Senhor morto pelas ruas da cidade, onde pelo caminho, com muito respeito e em um total clima de oração, os fiéis refletiram sobre o mistério de amor de Jesus por nós.

No sábado Santo às 5h da manhã houve a Procissão da soledade de Maria, saindo com a imagem de Nossa Senhora das Dores da Comunidade do Valverde para o Pouso Alegre, onde os fiéis também compareceram e participaram com muita devoção.

À noite, a Missa da Vigília Pascal a Paróquia celebrou com muita alegria a Ressureição de Jesus.

“Após todos esses dias de preparação podemos enfim celebrar Jesus que venceu a morte, o milagre da ressureição que nos dá a verdadeira vida e que ilumina o mundo”, testemunhou Tatiana Vaz.

Após a celebração houve a procissão da Ressureição, com muita alegria. Cantando pelas ruas da cidade, os paroquianos saíram anunciando a Ressureição de Jesus que vive e reina para Sempre.

No Domingo de Páscoa houve a celebração da Missa, inclusive em algumas comunidades da Paróquia e em diversos horários, em todas elas com grande participação dos fiéis.

Após a Missa das 18h30 na Matriz, onde aconteceu cinco batizados de adulto e Primeira Comunhão de cerca de 20 catecúmenos.

Para concluir a Semana Santa houve a procissão do Triunfo de Nossa Senhora e por fim o Teatro da Ressureição do Senhor, na Praça da Igreja Matriz.

“Os últimos eventos da Paróquia concluíram as celebrações da semana com muita alegria e celebrando o reinado de Jesus Vivo e ressuscitado sobre a nossa vida, a nossa Paróquia e toda a nossa cidade”, comentou Tatiana.

Além das principais celebrações desta semana, aconteceu ainda na segunda-feira a Via Sacra pelas ruas da cidade, onde as estações eram meditadas nas casas das famílias que gentilmente preparavam um altar para este momento ao longo do caminho.

Na terça-feira, na Igreja Matriz foi feito o setenário onde veneramos as sete dores de Maria e na quarta-feira mesmo embaixo de chuva o povo não desanimou e participou da procissão do encontro, um momento de profunda oração junto da Mãe que vai ao encontro do Filho no caminho da cruz.

“Que esta Páscoa seja para nós o início de uma vida nova em Jesus, assim como pedia Padre João Rosa na Missa do domingo de Páscoa. Que possamos dar passos concretos de conversão, de melhoramos como pessoas e cristãos. Que a ressureição de Jesus cause em nós um desejo de mudança de verdadeira vida nova!”