Retiro para mulheres na Paróquia de Raiz da Serra

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

No dia 12 de setembro de 2021, aconteceu na comunidade de Santa Catarina, Paróquia Imaculada Conceição em Raiz da Serra, o Retiro para Mulheres Sara.

O retiro teve início com a Santa Missa celebrada pelo Pároco, Padre Thiago de Freitas, seguido de um momento Mariano onde as mulheres foram convidadas a entregar todas as dores, dificuldades, problemas, etc nas mãos da Mãe, pedindo que Ela as ensinasse a ser esposa, seguindo seu exemplo.

A primeira palestra foi conduzida por Verônica Jordão, fundadora da comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém, refletindo sobre o empoderamento como mulheres cristãs. A mulher empoderada tem o poder de Deus! Assim como contou com Sara, Deus quer contar com a vida de cada mulher para gerar os filhos da promessa. Verônica deixou uma pergunta como reflexão para as mulheres: “Como devo viver a minha vida de esposa de Cristo?”

A segunda palestra conduzida pela Verônica, as mulheres foram convidadas a mergulhar no Cântico dos Cânticos 6,3 onde diz: “Eu sou do meu amado e meu amado é meu” e por diversas vezes durante a palestra Verônica convidou as mulheres a dizerem esse versículo com voz forte, de quem realmente pertence ao Amado que é Deus, “com Ele que nós devemos ter nossa primeira relação esponsal. O Senhor não nos quer escravas de nossas feridas. Por esse motivo devemos deixar que ele cicatrize essas feridas, para que não sejamos mais reféns delas, para que dessa forma possamos exclamar com voz ‘Eu sou do meu amado e meu amado é meu”!

Após o almoço foi realizado um momento de animação e uma dinâmica conduzida pela Fernanda, onde as mulheres se colocavam em postura de submissão e de escuta umas das outras. “Nós mostramos que precisamos umas das outras para alcançar a santidade”. Fez com que as mulheres refletissem sobre as virtudes e defeitos de Sara e Agar.

Sara não soube esperar em Deus e Agar por sua vez usou do poder que Sara a havia dado para humilhar a mesma por não conseguir gerar um filho. Fernanda levou as mulheres a refletir sobre quantas vezes cada uma tem sido Sara e não tem esperado em Deus, assim também como tem sido uma Agar usando os talentos e inflando de orgulho, dizendo “porque ninguém faz o que eu faço melhor”.

O retiro teve ainda sorteios de diversos mimos para as mulheres, o terço da misericórdia e para fechar o retiro a Adoração conduzida pela Damiana da comunidade São José e pelo Pároco, encerrando o Retiro para Mulheres Sara.