Diocese, Notícias › 29/10/2021

Representantes do BNDES visitam canteiro de obra da Catedral de Petrópolis

O gerente de operações do Departamento de Educação e Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fabrício Brollo Dunham e a economista do BNDES, Carolina Junqueira Homem de Mello visitaram, na quarta-feira, as obras de restauração da Catedral de Petrópolis e implantação de uma galeria auto expositiva. Durante a visita eles manifestaram contentamento em ver o andamento da obra parabenizando a equipe pelo trabalho realizado para restaurar a Catedral.

O projeto de restauração da Catedral São Pedro de Alcântara foi aprovado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 13 milhões. O restauro tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Acompanhados do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, do pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira e da equipe de coordenação e técnicos do projeto. Fabrício Brollo e Carolina Junqueira percorreram todo o canteiro da obra, visitaram a torre e o sino e conheceram as estruturas da galeria auto expositiva, que já está em fase de montagem.

Ao tomar conhecimento do trabalho realizado de concretagem para o reforço estrutural da Catedral de Petrópolis, o gerente de operações do Departamento de Educação e Cultura do BNDES questionou se o problema da rachadura havia sido resolvido. Dom Gregório Paixão afirmou que sim e mostrou o trabalho realizado pelos técnicos, que incluiu o reforço da base do muro que dá para Avenida Tiradentes e para Praça Princesa Isabel.

Os representantes do BNDES tiveram a oportunidade de conversar com técnicos e responsáveis pelas obras de restauração da Catedral de Petrópolis, conhecendo alguns detalhes, inclusive o projeto de Educação Patrimonial e a visita de alunos de diversos cursos universitários, principalmente de arquitetura e engenharia. Ao final da visita, Fabrício Brollo e Carolina Junqueira receberam material que faz parte do kit de educação patrimonial com um guia ilustrativo da Catedral, um livro com desenhos sobre a Catedral para a criança pintar, uma carta de agradecimento pelo apoio e um quadro com foto da Catedral.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.