Relíquias de Santa Teresinha atraiu milhares de devotos por onde passou na Diocese de Petrópolis

Durante seis dias, a Diocese de Petrópolis teve a alegria de receber as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que pela segunda vez derramou graças pelo território diocesano. Por onde passou, milhares de pessoas não mediram esforços para acompanhar, participar da missa celebrada em diversos horários e venerar as relíquias da santa, Doutora da Igreja, Padroeira das Missões e um exemplo a ser seguido, por fazer das pequenas tarefas um momento de louvor a Deus.

No dia 29 de julho, durante a homilia, na missa de despedida das relíquias, movido pelo entusiasmo e pelo testemunho de devotos e fiéis, Dom Joel Portella Amado comentou que “quando chegar minha hora, serei recebido pela santa com uma na mão”. Manifestando a alegria com a presença dos fiéis, lotando todos os locais por onde as relíquias passaram, o bispo diocesano, vendo os devotos com as rosas exclamou: “te damos nossas rosas e lágrimas, intercede por nós para que possamos ser missionários, para que não passemos pela vida sem falar e testemunhar o amor de Deus”.

O bispo diocesano ainda afirmou que “nada pode nos impedir de acolher e anunciar Jesus, pois Deus tem seus instrumentos para se manifestar”, fazendo referência a passagem das relíquias. Dom Joel, em todas as missas que presidiu com a presença das relíquias, afirmou que elas são de uma pessoa que viveu como nós, mas que soube acolher o amor de Deus. “Não basta querer é preciso transmitir Jesus. Santa Teresinha fez isto a todo o momento. É importante lembrar que a santidade não exercitada enferruja. E como se exercita a santidade, falando e testemunhando Jesus”, explicou.

As relíquias de Santa Teresinha – um osso do fêmur e dos pés – chegou na Diocese, no dia 24 de julho, pela Paróquia Santa Teresinha, em Magé, onde o Administrador Paroquial, Antônio Carlos de Carvalho Araújo movimentou a comunidade paroquial e contou com a presença dos padres do Decanato São José de Anchieta. Foram poucas horas, mas já era uma demonstração do que seria a passagem das relíquias, com grande presença dos fiéis.

No mesmo dia (24/07), à tarde, as relíquias chegaram ao Carmelo São José em Petrópolis, onde foram recebidas com grande festa e com a alegria e orações das irmãs. Na Capela do Carmelo, missa em vários horários, meditação, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, marcaram a presença das relíquias, até a manhã do dia 26, quando foram levadas para Catedral São Pedro de Alcântara.

Momento de grande devoção com a Catedral lotada, com missa presidida pelo bispo diocesano e concelebrada por diversos sacerdotes. Deixando a Catedral, as relíquias foram para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde, mais uma vez, as pessoas demonstraram alegria e devoção. A visita ao Seminário teve por objetivo celebrar os 75 anos de sua fundação, com as relíquias de uma santa que sempre rezou pelos sacerdotes.

Na tarde do dia 26, as relíquias foram recebidas no Carmelo do Espírito Santo em Teresópolis, ficando no local até a tarde do dia 27, quando foi conduzida para a Igreja Santa Teresa. No Carmelo, milhares de devotos visitaram as relíquias e participaram da santa missa em vários horários.

Com 48 horas de programação, a Igreja Santa Teresa se transformou num local de devoção e santuário das relíquias de Santa Teresinha, com missa em vários horários, inclusive de madrugada, e sempre com a igreja lotada. Foram momentos onde se pôde conviver por alguns dias com a presença, com as relíquias de primeiro grau, de uma santa apaixonada por Jesus.

Relíquias Santa Teresinha
« de 3 »