Religiosos e religiosas participam de Congresso da Vida Consagrada

21 08 2017 Congresso dos Regiosos
Clique na foto e veja o álbum de fotos

Na véspera da comemoração do Dia dos Religiosos e Religiosas, di a 19 de agosto, foi realizado o Congresso da Vida Consagrada, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Quitandinha, com o tema “Com Maria, celebramos a vida consagrada”. O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, que é religioso, por ser monge beneditino esteve presente durante todo o dia, compartilhando com os religiosos e religiosas este momento de reflexão sobre a vida consagrada, olhando para Maria a eterna consagrada.

Ao final do encontro, Dom Gregório Paixão (OSB), presidiu a missa na Igreja Matriz do Quitandinha, concelebrada pelo pároco, Frei Luiz Fernando e por mais três sacerdotes, todos franciscanos e pelo decano do Decanato São Pio X (Teresópolis), Padre Jorge Luis Pacheco de Medeiros. Antes da missa, o bispo diocesano falou aos religiosos, fazendo uma reflexão sobre um texto do Papa Francisco direcionado aos religiosos.

Ouça a homilia na íntegra do bispo

O encontro foi organizado pelo Núcleo da Diocese de Petrópolis da Conferência dos Religiosos do Brasil e contou com a presença de mais de 100 religiosos das mais diversas casas religiosas instaladas na Diocese de Petrópolis. Irmão Cicero, da Ordem dos Canossianos, explicou que ano passado na assembleia diocesana o bispo pediu para que os religiosos realizassem um encontro diocesano e tiveram a oportunidade de realizar neste mês que é dedicado as vocações.

“A importância deste encontro é estar reunido junto com nosso pastor, que é o bispo diocesano. E o tema escolhido, Nossa Senhora é porque ela é uma verdadeira consagrada e também por causa do ano nacional mariano que está sendo celebrado em todo país”, comentou Irmão Cicero, ressaltando o aumento das vocações surgidas no meio dos jovens, que segundo ele mostra que, ao contrário do que se diz que a vocação está diminuindo. Ele afirmou que as casas de formação de religiosos e religiosas presentes na Diocese mostram a grande procura dos jovens pelas vocações religiosas.

Ouça a entrevista na íntegra com o Irmão Cicero

Sobre o crescimento das vocações, Dom Gregório Paixão ressaltou que vem aumentando em todo país, principalmente no clero diocesano, chamando atenção para o grande número de seminaristas no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Ele ressaltou ainda que “cresce no Brasil, entre os jovens a procura pela vocação contemplativa, o que é maravilhoso, porém surpreendente em função dos tempos que vivemos”.