Pastoral do Batismo define metas para 2022 durante encontro de formação

Aconteceu no dia 22 de maio, o Encontro Diocesano de Formação para os coordenadores, agentes e palestrantes da Pastoral do Batismo. O encontro foi no formato presencial e foi realizado no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Neste primeiro encontro, pós-pandemia, foram apresentados os temas “Gestão e Liderança Crista”, “Fundamentos da Eclesiologia” e “A Mistagogia da Celebração do Batismo”.

Os dois primeiros temas (Gestão e Liderança Cristã e Fundamentos da Eclesiologia) foram apresentados pelo Professor Bruno Tamancoldi. O tema “A Mistagogia da Celebração do Batismo” foi apresentado pelo Padre Moisés Fragoso.

O encontro contou com 95 participantes, dentre eles oito diáconos, coordenadores da pastoral por Decanato: Diácono Claudio Medeiros e Diácono Geraldo Marques, Diácono Libânio; Diácono Alceir, Diácono Adilson, Diácono João Henrique, Diácono Claudio Portilho e Diácono Marquinho). Os trabalhos começaram às 8h e terminou às 16h. O reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique celebrou a missa, às 11h.

Ao final do encontro, o coordenador da Pastoral do Batismo, Diácono Marquinho apresentou a agenda com as metas para o Ano de 2022. Foram apresentadas e aprovadas três metas para o ano de 2022, sendo:

1 – Realização de 4 encontros de formação nos decanatos onde será apresentado o documento da Sagrada Congregação para doutrina e da Fé com o tema “O Batismo de Crianças”;

2 – Serão retomadas as celebrações da Santa Missa pelas crianças que completaram um ano de batizadas;

3 – No retorno das reuniões paroquiais presenciais serão retomados os três passos da reunião: Oração da Liturgia das horas, uma pequena formação para os agentes da pastoral e logo após continuar a reunião com as partes práticas.