Pascom realiza retiro de silêncio

17 06 2017 Retiro da Pascom 2017
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Petrópolis realizou no dia 17 de junho o seu retiro anual, que este ano teve como tema “É preciso passar por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus” (At 14,22). O encontro aconteceu no Sítio Sagrados Corações, em Itaipava.

Todos os anos, a pastoral promove um retiro de silêncio para seus agentes como parte do seu eixo de espiritualidade, um dos quatro estabelecidos pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (juntamente com formação, articulação e produção).

A espiritualidade, diz o Diretório, “constitui o alicerce de todos os eixos”. O mesmo documento recorda em seus parágrafos 58 e 59 que “não apenas a palavra, mas também o silêncio é comunicação” e que “é na experiência da Palavra acolhida no silêncio que o comunicador encontra sua fonte, sua expressão mais profunda, sua mensagem comunicativa, eficiente verdadeira”.

O retiro teve início com a Santa Missa presidida pelo coordenado diocesano da Pascom, Padre Alexandre Brandão, que falou sobre o amor de Deus, recordando que os agentes pastorais devem usar seus “instrumentos para transmitir o amor de Deus e mostrar para as pessoas que elas são amadas”.