Paróquia São Pedro promove missa na forma ordinária do Rito Romano – Rorate Caeli

No dia 15 de dezembro, a Paróquia São Pedro em Teresópolis realizou o último dia da Novena em preparação para o Natal e nossa tradicional Cantata Natalina.
No dia 16 de dezembro foi celebrada a Missa na forma ordinária do Rito Romano – Rorate Caeli em preparação para o Santo Natal.
O nome desta celebração (Rorate) recorda a antífona de entrada da celebração em latim: “Rorate, coeli, désuper, et nubes pluant iustrum; aperiátur terra, et gérminet Salvatórem”, isto é, “Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador” (Is 45,8).
O simbolismo desta pratica é muito rico: no Tempo do Advento a Igreja espera a vinda do seu Salvador, Jesus Cristo, a  Luz do mundo. As velas acesas simbolizam essa nossa esperança, enquanto que o Sol que irá nascer, simboliza a realização da promessa com o nascimento do Senhor que, como expresso no cântico de Zacarias, “sobre nós fará brilhar o Sol nascente” (lc 1,78).
Neste celebração, extraordinariamente, a igreja está às escuras, iluminada apenas pela chama de várias velas espalhadas pelo altar e pela nave. Vivemos na penumbra sem a Lua que é Jesus Cristo. Sem Ele tudo perde a cor, tudo perde o brilho.
Nesta celebração, unimos-vos à Virgem Maria nesta espera, uma vez que se celebra sua Missa votiva. Com efeito, o Advento é um tempo fortemente mariano, como afirma São Paulo VI: ” os fiéis que procuram viver com a Liturgia o espírito do Advento, ao considerarem o amor inefável com que a Virgem Mãe esperou o Filho, serão levados a tomá-la como modelo e a prepararem-se, também eles, para irem ao encontro do Salvador que vem, bem vigilantes na oração e…celebrando os seus divinos louvores” (Paulo VI, Marialis cultus, nº 4)
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print