Paróquia São José em Itaipava celebrou seus 80 anos de fundação

A Paróquia São José de Itaipava, em Petrópolis, celebrou com grande alegria, no dia 26 de abril, o aniversário de 80 anos de sua fundação, com missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira. “Quando se cria uma paróquia é para que o povo possa ter mais intimidade com Deus”, afirmou Monsenhor José Maria ao iniciar sua homilia, que teve como tema central “para estar com Jesus no céu o caminho se faz agora”, frisando que ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
O Administrador Paroquial de São José, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias

O Administrador Paroquial de São José, Padre Thomas Andrade Gimenez Dias, no início da celebração fez um relato sobre a história da Paróquia, desde a origem da Capela São José do Piabanha, até a sua elevação a Paróquia em 26 de abril de 1944, pelo então bispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Pereira Alves. Ao contrário do que muitos acreditam, o primeiro pároco de Itaipava não foi Monsenhor Luiz Brasil Cerqueira, mas, um carmelita, Padre Clemente Antônio.

Ainda citando dados históricos que levaram a criação da Paróquia São José de Itaipava, Padre Thomaz Andrade disse que a sua origem está ligada ao crescimento da região. O bispo de Niterói, segundo ele, percebendo isso, viu a possibilidade de criar a Paróquia para atender o grande número de fiéis que estavam se estabelecendo na região de Itaipava.

Ao citar os sacerdotes que passaram pela Paróquia de Itaipava, Padre Thomaz fez uma ressalva que “uma paróquia não é feita somente a partir dos padres”, lembrando os leigos e leigas que ajudaram e ajudam para tornar a Paróquia uma igreja viva. “Quantos leigos e leigas ajudaram a construir a história dessa paróquia. Mas, se esquecemos algum nome, Deus sabe quem são todos, que contribuíram e contribuem ainda hoje com a história desta paróquia. Por isso, estamos hoje (dia 26) celebrando esses 80 anos”.

Monsenhor José Maria Pereira, Vigário Geral da Diocese

O Monsenhor José Maria, que foi Pároco de Itaipava, onde celebrou seus 25 anos de sacerdócio, manifestou sua alegria por fazer parte da história da Paróquia. Além do Vigário Geral e do Administrador Paroquial de Itaipava, a missa foi concelebrada pelo Pároco de São José, em São José do Vale do Rio Preto, Padre João Rosa, que foi vigário por três anos em Itaipava, e o Padre Tiago Henrique das Dores, Administrador Paroquial de São Cristóvão em Teresópolis. Entre as personalidades que participaram da missa, uma delas foi Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança, representante da Família Imperial de Petrópolis.

Ao final da celebração, Padre Thomaz Andrade falou sobre as mensagens recebidas, parabenizando a Paróquia pelos seus 80 anos, entre as citadas, uma delas foi de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, que naquela data estava retornando do Santuário de Aparecida, onde foi conferencista no encontro nacional dos presbíteros. Ele citou ainda a mensagem do Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, que por 11 anos foi bispo em Petrópolis e do Padre Mário José Coutinho, Pároco Emérito de Itaipava.

Durante a semana, a imagem histórica de São José, transferida da capela antiga para atual igreja, construída para ser a Igreja Matriz da Paróquia, percorreu as comunidades. Como a capela antiga data do Século 19, acredita-se que a imagem tenha mais de 150 anos. Durante a peregrinação pelas comunidades, além dos momentos de oração e confraternização, Padre Thomaz Andrade falava sobre a história da Paróquia, o que encantou todos que participaram.

A Capela São José do Piabanha, no alto do morro, onde hoje está a Igreja Matriz.

Fotos da peregrinação pelas comunidades

Fotos da Missa dos 80 anos da Paróquia

« de 2 »