Paróquia de São José e São Charbel realiza Mutirão de Comunicações

IMG_20150524_123521216
Padre Alexandre Bransão, coordenador da Pascom.

Com o objetivo de oferecer a formação prevista como um dos pilares do Projeto Diocesano da Pastoral da Comunicação – Pascom, a coordenação da paróquia de São José e São Charbel realizou no último domingo, 24, seu primeiro Multicom – Mutirão de Comunicações. O evento reuniu 15 agentes da pastoral, entre pessoas empenhadas e novos vocacionados para o trabalho.

A paróquia é responsável por todas as 14 capelas localizadas no 2º Distrito de Teresópolis, exatamente na zona rural, onde se localizam famílias de produtores rurais e de colonos. “Uma das características é a grande extensão da região, o que empreende o trabalho de um grande número de agentes para que todas as capelas ganhem a devida atenção da pastoral. Por isso nossa intenção de criar esse encontro”, detalha o pároco, Padre Denis de Souza Bispo.

O Multicom foi iniciado com a celebração da Santa Missa. Em seguida os agentes passaram por diversas formações. A primeira delas com o coordenador da Pascom na Paróquia, Edson Marcos de Assis, que trabalhou as questões morais e pastorais que envolvem a comunicação. Em seguida o coordenador da Pascom na Diocese de Petrópolis, Padre Alexandre Brandão, refletiu com os participantes sobre o trabalho da Pastoral na Igreja e sua importância no anúncio do Evangelho. A terceira colocação do dia foi feita pelo jornalista André Oliveira, coordenador da Pascom no Decanato São Pio X, que fez uma advertência sobre as responsabilidades de cada agente nas redes sociais.

Na continuidade do evento, os participantes foram chamados a trabalhar nas oficinas de Rádio e TV, ministrada pelo agente Tomil Gonçalves, da Paróquia do Sagrado Coração; de Publicidade, com a agente Vitória Andrade, da Pascom de Santa Teresa; Fotografia, com o agente Sidney, da própria paróquia de São Charbel; e de Internet, com o agente Pablo, também da comunidade. Este último destacou também a criação e o lançamento do blog da paróquia: – http://matrizsaocharbel.blogspot.com.br.

O coordenador da Pascom paroquial e organizador do evento fez uma avaliação positiva do dia de trabalho. “Precisávamos crescer enquanto pastoral e principalmente mostrar a nossa cara, já que muitas das vezes somos taxados por quem não conhece, como a pastoral que tira foto”, desabafou,