Palestra na Paroquia São Cristóvão sobre a festa judaica de Chanuká

21 12 2017 Palestra na Paroquia São Cristóvão sobre a festa judaica de Chanuká
Clique na imagem e veja outras fotos

No dia 17 de dezembro passado, a Paróquia de São Cristóvão, localizada no bairro de Fonte Santa em Teresópolis, recebeu o teólogo Antonio Marques, que veio do Rio de Janeiro para fazer duas palestras sobre a festa judaica de Chanuká (também conhecida como Festa das Luzes ou da Dedicação) e suas identidades com o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O episódio não é bem claro no 1Mac, mas há uma resumida referência a ele em 2Mac 1,18-35. Quem trata melhor do fato é o Talmud judaico.

Na primeira exposição, o teólogo relembrou que Jesus era judeu e que celebrava todas as festas de seu povo, tratou da Chanuká, falando sobre sua origem e significados. O azeite, que milagrosamente persistiu por 8 dias, nos recorda Jesus: o grande milagre que se revelou como a Luz do mundo.

Na segunda exposição, foi abordada a celebração do Natal e seus símbolos. O conjunto das duas palestras mostrou que o cristão precisa superar a visão comercial em que se transformou o Natal e recordou a todos que sem a Luz, que só pode ser Jesus, o Natal perde todo o seu significado. Entre as duas palestras, foi oferecido aos presentes um lanche com produtos fritos em óleo, relembrando o azeite que tornou possível o milagre no tempo dos Macabeus, assim como é do costume até hoje das famílias judaicas.