Padre Veraldo: na simplicidade o testemunho de Jesus Cristo

Morreu vítima do Covid-19

Depois de ficar por cerca de oito dias internado no Hospital Unimed, Padre Carlos Veraldo Pereira, 57 anos, Pároco de São Sebastião do Carangola, Petrópolis, morreu na manhã do dia 28 de abril, devido a complicações da Covid-19. O bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, lamentou a morte do Padre Veraldo, afirmando que ele era um sacerdote dedicado e sempre atento as necessidades do povo.

Às 8h, do dia 29 de abril, será celebrada a Missa em Sufrágio da Alma do Padre Veraldo, na Catedral São Pedro de Alcântara. A missa será transmitida pelo canal da Pascom Catedral no Facebook e no Youtube e também pela página da Diocese no Facebook. O sepultamento do Padre Carlos Veraldo acontece amanhã e segue todos os protocolos sanitários, conforme orientação das autoridades de saúde.

Por isso, às 9h20, Dom Gregório Paixão celebrará o Rito de Exéquias na Capela Funerária e, em seguida, acontece o sepultamento no cemitério municipal. O cortejo será restringido ao bispo, padres e alguns familiares.

Ele é o primeiro sacerdote da Diocese de Petrópolis a morrer vítima da Covid-19. Outros padres tiveram o vírus e ainda estão em recuperação e outros estão totalmente curados. Dom Gregório Paixão lembra que, como outros sacerdotes, contraiu o vírus e se recuperou, frisando que todos os padres tiveram o vírus no exercício da caridade. “Mesmo correndo todos os riscos, nunca deixamos de atender as pessoas e com o Padre Veraldo não foi diferente. Hoje, ele se junta aos milhares de sacerdotes que morreram vítimas da Covid-19”, comentou o bispo.

Padre Carlos Veraldo nasceu em 28 de agosto de 1963, em Santana do Deserto, Minas Gerais. Com o desejo de ser sacerdote entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde cursou o ensino médio e, após conclusão, deu início aos estudos de Filosofia e Teologia.

A sua ordenação sacerdotal aconteceu em 10 de dezembro de 2000, na Catedral São Pedro de Alcântara. Durante o seu ministério sacerdotal, Padre Veraldo ficou conhecido como um padre acolhedor e simples, porém, firme no testemunho de Cristo. Como padre iniciou seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Raiz da Serra como Vigário Paroquial.

O mesmo cargo exerceu na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, em Guapimirim. Como Vigário Paroquial de Guapimirim, contribuiu muito para a formação e criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Parada Modelo, neste município.

Ao ser transferido para Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Venda Nova, Teresópolis, assumiu o cargo de Pároco no dia 21 de janeiro de 2009, ficando nesta comunidade até sua transferência para a Paróquia São Sebastião do Carangola, em Petrópolis, onde assumiu o cargo de Pároco no dia 16 de março de 2019.

Em todas as comunidades por onde passou, desde o tempo do seminário, o seu carisma sempre foi a simplicidade e o seguimento de Cristo. As dificuldades nunca foram empecilho para que, como sacerdote, testemunhasse o amor de Jesus Cristo entre os irmãos. Mesmo diante da pandemia causada pelo Covid-19 e com as recomendações para tomar cuidado, nunca deixou de assistir os carentes e de levar Cristo aos irmãos.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *