Padre Fabiano Motta: missionário na Fazenda Esperança

Ao completar um mês em missão na Fazenda Esperança na cidade de Bethlehen, na África do Sul, Padre Fabiano Motta enviou aos seus irmãos sacerdotes mensagem fazendo do início dos trabalhos. “Tem sido uma experiência muito bonita, muita humana e de fé. Estou muito feliz. A rotina é muito simples, pois acordamos cedo e durante o dia rezamos e realizamos diversos trabalhos”, contou Padre Fabiano aos seus irmãos no sacerdócio.

Padre Fabiano disse que para ele tem sido uma experiência de humildade e a dificuldade com a língua tem sido superada com ajuda de uma das pessoas da casa. Padre Fabiano contou que trabalha junto com os acolhidos da Fazenda Esperança e num dos dias estava cortando ramo de abóbora e “pensava o que fazia. No coração venho uma resposta de Deus, que não era para aprender a cortar ramo de abóbora, mas para ser paciente”.

O sacerdote vive uma experiência missionária em outro país, dividindo a casa com jovens totalmente diferentes e recebendo a ajuda para se adaptar a nova realidade de um jovem recuperado, que por muito tempo viveu nas ruas. Padre Fabiano falou ainda do problema do Covid-19, ressaltando que o país também foi fechado, mas isto não mudou a rotina da casa.

Ele concluiu a mensagem aos seus irmãos no sacerdócio da Diocese de Petrópolis, manifestando solidariedade a eles por estarem celebrando a missa sem a presença do povo por causa da Pandemia, frisando que “estou rezando por vocês e rezem por mim”.

Antes de viajar em missão, Padre Fabiano Motta concedeu uma entrevista a Pastoral da Comunicação (Pascom) quando falou de como decidiu ser missionário na Fazenda da Esperança, falou da experiência com a casa da Fazenda em Terópolis.

Na entrevista, Padre Fabiano falou da influência pelo testemunho de sacerdotes como Padre Francisco Montemezzo, Padre Ernande Nascimento, Padre Luiz Mello e da experiência em ter convido e substituído estes padres.

Padre Fabiano fala ainda sobre a importância da família na vida, o caminho que fez durante a definição de sua vocação até a ordenação sacerdotal, frisando o quando é importante o diretor espiritual.

Veja a entrevista abaixo.