Diocese, Notícias › 30/09/2021

Novena missionária na Diocese de Petrópolis

Os representantes das paróquias, pastorais e movimentos no momento de adoração ao Santíssimo, conduzida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na assembleia do Comidi. Fotos: Pascom/Paróquia São Judas Tadeu.

O Mês Missionário será aberto dia 1º de outubro, às 9h, com a Santa Missa, no Santuário Nacional de Aparecida e transmissão pelo canal do Santuário e pela TV Aparecida. O assessor do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), Padre Jovane da Rosa Carmo participa da celebração representando a Diocese de Petrópolis e o Regional Leste 1, como coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire).

Para vivência do Mês Missionário na Diocese de Petrópolis foi preparado um subsídio para ser usado nas paróquias que é a Novena Missionária com o tema “Se o coração não arde os pés não andam”. Junto com a novena, o Comidi e o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, está convidando que todos os fiéis e os padres, rezem no início de cada missa. Os dois subsídios podem ser baixados no site da Diocese de Petrópolis clicando Novena Missionária (subsídio Outubro Missionário) – 2021.

O Comidi e o bispo diocesano também estão incentivando que os fiéis diocesanos, principalmente aqueles ligados ao Conselho Missionário Paroquial (Comipa), participem nos 15 e 16 de outubro do Congresso Missionário do Regional Leste I, na modalidade on line,  pelo canal do YouTube: COMIRE Leste 1. As conferências serão ministradas pelo Revdo. Pe. Maurício Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

Assembleia Diocesana do Comidi

Clique na imagem e veja outras fotos da Pascom da Paróquia São Judas Tadeu.

Em preparação ao mês missionário, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizou, no dia 25 de setembro, a sua assembleia diocesana, reunindo na Paróquia São Judas em Petrópolis, representantes dos Nossa Senhora do Amor Divino, São Pedro de Alcântara e São José de Anchieta. A assembleia teve a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, do Padre Jovane Carmo e do vice-coordenador do Comidi, Padre Rafael Augusto Linhares Pinto.

Os dois sacerdotes conduziram a formação para os representantes das paróquias sobre missão no Documento de Aparecida e hoje, como retomar a Evangelização no tempo atual. O bispo diocesano incentivou os agentes a darem continuidade a missão a qual foram chamados por Deus. Os representantes foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de partilhar.

Mês Missionário: “Povo de Deus peregrino e missionário”

Neste mês de outubro, em que começa o Caminho Sinodal e se celebra o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco mergulha no tema da evangelização da Igreja e nos chama a ser discípulos missionários. “Jesus pede a todos nós, e a ti também, que sejamos discípulos missionários. Estás preparado?” Esta é a pergunta que o Papa Francisco faz na videomensagem com a intenção de oração para o mês de outubro, divulgada nesta quinta-feira (30/09).

Segundo o Papa, a missão a que todos nós batizados somos chamados centra-se, sobretudo, em “estarmos disponíveis ao seu chamado e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais quotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo”.

Dentro de alguns dias começará o Caminho Sinodal da Igreja, um apelo a caminhar juntos, como “Povo de Deus peregrino e missionário”. Este mês, o Papa reforça este apelo, convidando homens e mulheres a deixarem-se “mover” por Cristo.

Se Cristo te move, se fazes as coisas porque Cristo te orienta, os outros notarão isso facilmente. E o teu testemunho de vida provocará admiração, e a admiração fará com que os outros se perguntem: “Como é possível que seja assim?” ou “De onde esta pessoa tira o amor com que trata os outros, a amabilidade, o bom humor?”

Ser missionário é buscar e fomentar o encontro pessoal, face a face, pessoa a pessoa. Recordemos que a missão não é fazer proselitismo. A missão baseia-se no encontro entre as pessoas, no testemunho de homens e mulheres que dizem: “Eu conheço Jesus, gostaria que tu também O conhecesses”.

Por fim, o Papa convida a rezar “para que cada batizado participe na evangelização e que cada batizado esteja disponível para a missão através do seu testemunho de vida. E que este testemunho de vida tenha o sabor do Evangelho”. (Fonte: Vatican News)

Programação para o mês missionário da CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma programação para o mês de outubro para reforçar junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM) a Campanha Missionária 2021.

O tema que vai animar o mês missionário deste ano é “Jesus Cristo é missão” e a inspiração bíblica é “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

A Campanha Missionária, realizada desde 1972, é organizada pelas POM que conta com os organismos que integram o Conselho Missionário Nacional (COMINA) como parceiros na sua realização. Na mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, publicada em 6 de janeiro de 2021, o Papa Francisco, destaca o caráter especial da campanha que este ano é realizada num contexto de pandemia da Covid-19.

“Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção”, diz um trecho do documento do Papa.

Quer ler mais e conhecer a programação da CNBB clique aqui. (Fonte: cnbb.org.br)

* campos obrigatórios.