Morreu Irmão Fernandes do Lar São João de Deus

irmao fernandes1Faleceu na manhã de hoje, o Irmão José Joaquim Fernandes, 101 anos, fundador do Lar São João de Deus em Itaipava.
O seu falecimento aconteceu, por volta das 8h30, desta manhã.
O velório do Irmão Fernandes começou, às 11 horas, no Lar São João de Deus.

José Joaquim Fernandes, nascido em terras portuguesas, em 6 de dezembro de 1913. Um nome conhecido e amado na Diocese de Petrópolis, principalmente na região de Itaipava. Trata-se de Irmão Fernandes, um dos fundadores do Lar São João de Deus.

A história desse grande missionário teve início em Quintas de São Bartolomeu, Portugal. É segundo filho do operário e lavrador Manoel Fernandes com Maria Emília. Teve três irmãs e um irmão. De sua terra, lembra-se das castanhas, batatas, queijos, ovelhas e da pescaria no rio Coa.

Sempre foi um jovem alegre, que cedo escutou o chamado de Deus e deu o seu “sim” à vida religiosa, ingressando a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Telhal. Aos 14 anos, começou os estudos, com 16, entrou para o apostolantado e, aos 19 anos, Ir. Fernandes fez sua primeira profissão na Ordem. E, em 1937, fez sua profissão solene, um momento também de reencontro com os pais, pois naquela época, só após essa profissão eu o religioso voltava a ver sua família.

Mas, nem mesmo o tempo em que esteve afastado diminuiu o carinho de Ir. Fernandes por sua terra natal. Quando retornava a Quintas, era sempre motivo de festa. Participava de todas as atividades religiosas, coversava e aconselhava muitas pessoas e fazia questão de participar das comemorações do padroeiro, São Bartolomeu.

Como religioso da Ordem de São João de Deus, doou-se por inteiro a fim de servir a quem necessitava. Formou-se em enfermagem e assim, passou a cuidar da parte física e espiritual das pessoas.

Foi superior e diretor de vários hospitais da ordem: Ilha da Madeira, Telhal, Montemor (em Portugal), Santa Teresa (no Rio de Janeiro) e o Lar São João de Deus (em Itaipava). No período em que esteve na Ilha da Madeira, viveu os anos da Segunda Guerra Mundial. Enfrentou a dificuldade de abastecimento. Precisou sair para buscar alimentos. Foi enfermeiro, médico, conselheiro.

Na Ordem, Ir. Fernandes foi o superior provincial por três mandatos seguidos, de 1956 a 1965, algo muito raro de acontecer.

Muitos foram os seus gestos de amor e generosidade, sendo também apontado como uma dos grandes incentivadores das missões da Ordem de São João de Deus na África. Visitou várias vezes Moçambique, onde os irmãos trabalhavam com os doentes mentais e os leprosos. Com seu olhar voltado aos necessitados, sensibilizou-se com os pobres e marginalizados.

Irmão Fernandes também ajudou a fundar várias casas da Ordem, como os hospitais de Montemor (em Portugal) e Divinópolis (no Brasil), além do Lar de Itaipava.

Em 1965, foi nomeado Delegado Provincial do Brasil e veio para o Rio de Janeiro. Logo em seguida, o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, chamou Ir. Fernandes para comandar o projeto do Lar de Idosos São João de Deus, que passou a ser um fruto do encontro de Dom Cintra com Ir. Fernandes.

A Ordem assumiu o projeto em 1966, terminou a construção e, em 1970, foi inaugurada a casa com o Ir. Fernandes chegando para morar aqui também. No Lar, Ir. Fernandes ficou à frente da direção por quase quinze anos, atuando como um pai e um amigo para os hóspedes e também para toda a comunidade da região.

Se no Educandário ou nas escolas da região alguma criança se machucava, era o Ir. Fernandes quem fazia o tratamento. Se alguém passasse mal, lá estava ele pronto para cuidar daquela pessoa. E se o caso fosse mais complicado, encaminhava para o hospital e ele mesmo levava no carro do Lar.

Ir. Fernandes também ajudou a construir a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Madame Machado. Levar a Boa Nova de Cristo a todos é a sua principal missão. Juntamente com Irmã Ana do Carmo dos Santos, foi ajudando no crescimento daquela comunidade. Irmã Ana era a catequista. Irmão Fernandes fazia a celebração da Palavra, dava cursos de Liturgia, ajudava na preparação para a Primeira Comunhão e a Crisma.

Além de cuidar de toda a construção da Igreja, Ir. Fernandes cuidava principalmente das famílias.

Toda essa vida de doação e amor ao próximo fez com que, nesses cem anos de vida, Ir. Fernandes se tornasse também amado e admirado por todos. Hoje, ele vive como um

dos hóspedes do Lar São João de Deus, um local que guarda boa parte da história desse homem. No seu quarto, nos corredores, o que não faltam são lembranças. Entre elas, é claro, a paixão pela pescaria e por seu time do coração, o Vasco.