Monsenhor Paulo Daher publica dois novos livros

Monsenhor Paulo Daher, 83 anos, publicou em junho dois livros – Filosofia do povo ou Sabedoria de vida e Espiritualidade dos primeiro séculos da Igreja de Cristo. O objetivo de Monsenhor Paulo, autor de vários livros, é ajudar os cristãos de todas as idades a se educarem na fé, numa formação permanente.

No primeiro livro – Filosofia do povo – Sabedoria de vida – Monsenhor Daher se utiliza de ditos ou provérbios clássicos ou não, encontrados muitas vezes em para-choques de caminhão para fazer uma reflexão sobre a vida. Desta maneira ele nos apresenta um verdadeiro caminho pela sabedoria popular, inserindo nela o ensinamento cristão.

livroEntre os ditos estão: Quem ri por último, ri melhor que refere-se a quem espera o melhor da graça ou da desgraça para finalmente rir à vontade; roupa suja se lava em casa, que tem por objetivo preservar a intimidade da família. O livro traz ao 30 ditos ou provérbios.

“Ouvindo gente da cidade e do interior que têm a graça de observar as pessoas e seus hábitos e colhendo aqui e ali frases e ditos que muitas vezes em sua forma jocosa dizem muita verdade, pincelei estes provérbios e dei-lhes o título de Sabedoria do Povo ou Filosofia de Vida. Merecem serem ouvidas e repetidas para não memorizarmos só jargões comerciais sobre máquinas, alimentos e vestes. Penso que estes ditos podem ajudar-nos a encontrar melhores caminhos de convivência mais humana”.

livro1Já o segundo – Espiritualidade dos primeiro séculos da Igreja de Cristo, tem por objetivo levar as pessoas a percorrerem o caminho de espiritualidade vivido pelas comunidades cristãs dos primeiros séculos do cristianismo e conhecer o pensamento dos Santos Padres. “Inspirados por eles possamos cultivar, também nós, o amor à Palavra de Deus e reservar tempos de calma e silêncio para enriquecer nossa espiritualidade e aproximar-nos sempre mais do Senhor e dos irmãos”.

Monsenhor Paulo Daher lembra que a Igreja possui uma riqueza incomparável, conservada com zelo em cuidar das reflexões religioso-bíblicas dos escritores dos primeiros séculos. “Bispo, sacerdotes, leigos davam muito de seu tempo para ler e meditar a Palavra de Deus e orientar a vida do cristão em sua época”.