Missa lembra oito anos da tragédia de 2011

Os oito anos da tragédia de 2011 na região serrana, foi lembrada no dia 11 e 12 de janeiro de 2019, celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis) e na Igreja Nossa das Dores (Areal). O pároco de Areal, Padre William da Silveira Ferreira durante a sua homilia falou sobre a tragédia lembrando as vítimas e pedindo que toda comunidade ore pelas famílias que perderam entes queridos devido às chuvas de 2011 e muitas ainda buscam seus direitos.

A missa celebrada na Paróquia de Areal fez parte de uma série de celebrações e atividades que lembraram a tragédia de 2011 na região serrana, quando mais de 900 pessoas perderam a vida. Considerada uma das maiores tragédias naturais do Brasil, as chuvas de 2011 atingiram, além de Areal, os municípios de São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis e outras cidades da região.

Ao longo desses oito anos as famílias atingidas pela tragédia lutam para que possam receber aquilo que tem direito. Muitas famílias aguardam até hoje as casas que foram prometidas pelo governo estadual e municipal das cidades atingidas pela chuva.

Na tragédia de 2011, a Diocese de Petrópolis teve uma grande atuação no atendimento das famílias. Por decisão dor Bispo da época, Dom Filippo Santoro, Arcebispo de Taranto, foi criado o movimento de apoio às pessoas com distribuição de cesta básica, material de higiene pessoal, doação de roupa, assim como o atendimento espiritual.