Missa dos Santos Óleos será transmitida pela internet

A Missa dos Santos Óleos será celebrada dia 27 de junho, às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara. Seguindo as orientações sanitárias, a missa não é aberta aos fiéis e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, com a presença de sacerdotes representando todo o clero diocesano.

Esta celebração, como de costume, acontece sempre pela manhã, na Quinta-feira Santa. No entanto, este ano, devido à pandemia por causa do Covid-19, o Papa Francisco orientou os bispos no mundo inteiro, onde era necessário o isolamento social que a celebração fosse suspensa e transferida para outra dada.

Na Diocese de Petrópolis, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, todas as missas com participação dos fiéis foram suspensas e com isso, a Missa dos Santos Óleos não aconteceu no tempo certo. Agora, devido à necessidade pastoral, pois os óleos são usados na administração dos sacramentos da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos, se fez necessário a realização da missa, mas sem a presença dos fiéis.